Avaliações Externas e Indicadores de Desempenho: uma representação opaca das realidades escolares

Autores

Palavras-chave:

Estado Avaliador, Políticas Públicas Avaliativas, SARESP, SAEB, Prova Paulista

Resumo

Temos, com este texto, o objetivo de problematizar a relação existente entre as Avalições Externas e as escolas paulistas, a partir da visão de professores que ensinam Matemática. Realizamos um estudo qualitativo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas para a composição dos dados. Como resultados, exemplificamos formas que o governo paulista utiliza para se afastar de suas funções como provedor de recursos técnicos e financeiros para as intuições públicas, como as educacionais, e passa a agir como ente regulador, mais focado nos resultados do que nos ambientes que são constantemente avaliados. Nesse cenário, evidenciamos os impactos dessa postura para a Educação Matemática, como a noção de que a Matemática é trabalhada, em um cenário de Avaliações Externas, em prol do “adestramento” dos estudantes.  

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 08 — Avaliação em Educação Matemática

Como Citar

Sturion, B. C., & Malheiros, A. P. dos S. (2024). Avaliações Externas e Indicadores de Desempenho: uma representação opaca das realidades escolares. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/342