Litro e Prato como unidades de medidas não padronizadas da AgriculturaFamiliar

Autores

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Etnomatemática, Etnomodelagem, Etnomodelos, Unidades de volume

Resumo

Este artigo apresenta e discute alguns resultados e os etnomodelos elaborados em uma pesquisa de mestrado desenvolvida com agricultores familiares produtores de arroz da cidade de Amarante-PI. A análise desses dados foi realizada com embasamento metodológico em uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os resultados apresentados estão relacionados com as unidades litro e prato, que estão presentes no cotidiano dos participantes. Os etnomodelos estabelecem uma conexão entre as unidades locais (êmicas) com o sistema internacional de medidas (ética) de uma maneira dialógica, buscando valorizar os saberes e fazeres dos agricultores familiares. Esses resultados também mostram a necessidade de que investigações futuras busquem o desenvolvimento de uma ação pedagógica que utilize os conhecimentos dos agricultores nas aulas de Matemática. 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 05 — História da Matemática e Cultura

Como Citar

Rodrigues, L. de S., & Rosa, M. (2024). Litro e Prato como unidades de medidas não padronizadas da AgriculturaFamiliar. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-9. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/346