Funções Executivas e Desempenho em Questões do Exame Nacional do Ensino Médio: um estudo na formação inicial de professores

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Habilidades Cognitivas, Teoria da Carga Cognitiva, Avaliação em Matemática

Resumo

O desempenho em matemática depende tanto de habilidades específicas da matemática quanto de habilidades cognitivas gerais, como as funções executivas. Este trabalho apresenta resultados iniciais de uma investigação que analisa a relação entre memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva com a resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudo envolveu oito estudantes de licenciatura, que realizaram testes psicológicos para avaliar as funções executivas e um teste com questões do ENEM com diferentes cargas cognitivas. Os resultados indicam que estudantes com melhor desempenho em funções executivas também obtiveram melhores resultados em matemática. Além disso, a redução da carga cognitiva das questões parece beneficiar aqueles com habilidades executivas abaixo da média.

 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 08 — Avaliação em Educação Matemática

Como Citar

Dalto, J. O. (2024). Funções Executivas e Desempenho em Questões do Exame Nacional do Ensino Médio: um estudo na formação inicial de professores. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/348