Funções Executivas e Desempenho em Questões do Exame Nacional do Ensino Médio: um estudo na formação inicial de professores
Palavras-chave:
Educação Matemática, Habilidades Cognitivas, Teoria da Carga Cognitiva, Avaliação em MatemáticaResumo
O desempenho em matemática depende tanto de habilidades específicas da matemática quanto de habilidades cognitivas gerais, como as funções executivas. Este trabalho apresenta resultados iniciais de uma investigação que analisa a relação entre memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva com a resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudo envolveu oito estudantes de licenciatura, que realizaram testes psicológicos para avaliar as funções executivas e um teste com questões do ENEM com diferentes cargas cognitivas. Os resultados indicam que estudantes com melhor desempenho em funções executivas também obtiveram melhores resultados em matemática. Além disso, a redução da carga cognitiva das questões parece beneficiar aqueles com habilidades executivas abaixo da média.
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