o potencial dos projetos integradores no novo ensino médio para a formação de cidadãos críticos
Palavras-chave:
Projetos Integradores, Educação Matemática Crítica , Integração Curricular, Novo Ensino MédioResumo
Com vistas a garantir ações que promovam a Integração Curricular, previstas para o Novo Ensino Médio, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) distribuiu livros didáticos de Projetos Integradores (PI). O estudo em andamento que apresentamos discute contribuições dos PI para prática docente vislumbrando a formação crítica dos estudantes, à luz da Educação Matemática Crítica. Confrontamos também as noções de Integração Curricular com essa iniciativa governamental. Para ilustrar e dar concretude a essa reflexão, analisamos dois PI de um livro didático do PNLD 2021. Os resultados sugerem que diversas discussões e reflexões críticas relevantes ficaram a cargo do docente, e que há uma adaptação da noção de Integração Curricular que enfraquece seu potencial transformador.
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