Uma adaptação do Lesson Study no Estágio Supervisionado: indícios da constituição da identidade profissional na Formação Inicial do professor de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Estudos de Aula, Colaboração, Reflexão, Planejamento

Resumo

Esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cuja análise foi interpretativa, tem como objetivo apresentar uma adaptação do Lesson Study para a disciplina de Estágio Supervisionado e visa responder a seguinte indagação: “Como uma adaptação do Lesson Study, realizada na disciplina de Estágio Supervisionado, pode contribuir com a gradativa constituição da identidade profissional do professor de Matemática?”. Para a produção dos dados, utilizamos: observação participante, trabalho narrativo e questionário. Os resultados apontaram que a reflexão e a colaboração realizadas no/com o grupo, para a elaboração e execução de um plano de aula, por meio dessa adaptação do Lesson Study, foram importantes e permitiram, ao futuro professor de Matemática, no âmbito individual, a constituição gradativa da identidade profissional.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

Camacho Bezerra, R. ., & Silva Caetano, R. (2024). Uma adaptação do Lesson Study no Estágio Supervisionado: indícios da constituição da identidade profissional na Formação Inicial do professor de Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/354