LTarefa “Os Palitos de Fósforos” com estudantes dos Anos Iniciais para o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico

Autores

Palavras-chave:

Pensamento Algébrico, Anos iniciais, Trajetória Documental

Resumo

Esse artigo é um recorte da pesquisa de doutorado em andamento que tem como objetivo investigar a trajetória documental de um coletivo de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental Anos Iniciais, a respeito da formação e desenvolvimento do Pensamento Algébrico dos alunos. A metodologia da pesquisa acompanha a proposta de investigação reflexiva, cujos procedimentos se ajustam à abordagem teórica utilizada, qual seja a “Abordagem Documental do Didático”, para a qual o processo de desenvolvimento profissional do professor está adequado à documentação de seus recursos no âmbito de sua atuação na sala de aula visando a formação do Pensamento Algébrico em alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais acerca da tarefa “Os Palitos de Fósforo”.

Referências

Bellemain, F. & Trouche, L. (2019). Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, v. 9, n. 1, p. 105-144.

Blanton, M.L, & Kaput J.J. (2005). Characterizing a Classroom Practice That Promotes Algebraic Reasoning. Journal for Research in Mathematics Education. Vol. 36, No. 5, 412-446.

Brasil (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF.

Carraher, D. & Schliemann, A. (2007). Early algebra and algebraic reasoning. Second handbook of research on mathematics teaching and learning. 2. 669-705.

Galou, C., Pio C., Roche D., Roubin S. & Trgalova J. (2022). Préparer la pensée algébrique. Dossier: Enseigner L’Abstraction. Tangente Éducation n°62.

Grugeon-Allys, B. & Pilet, J. (2017). Quelles connaissances et quels raisonnements en arithmétique favorisent l’entrée dans l’algèbre? Nouveaux cahiers de la recherche en éducation, 20(3), 106–130.

Gueudet, G. & Trouche, L. (2015). Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos, comunidades: o caso da Matemática. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, 6 (3), p. 1-43.

Igliori S. B. C. (ORG.) (2021) Compreender o trabalho dos professores brasileiros do ensino básico: uma abordagem pelos recursos. – São Paulo: Blucher.

Kaput, JJ (1999). Ensinar e aprender uma nova álgebra. Nas aulas de Matemática que promovem a compreensão (pp. 133-155). Routledge.

Kieran, C. (2007) Developing algebraic reasoning: The role of sequenced tasks and teacher questions from the primary to the early secondary school levels. Quadrante. Portugal, v. 16, n. 1.

Kieran, C. (2004) Algebraic Thinking in the Early Grades: What Is It? The Mathematics Educator, v. 8, n. 1, p. 139-151.

Kieran, C. (1996). The changing face of school algebra. In C. Alsina, J. Alvarez, B. Hodgson, C. Laborde, & A. Pérez (Eds.), 8th International Congress on Mathematical Education: Selected lectures (pp. 271-290). Seville, Spain: S.A.E.M. Thales.

Miné, V. A. A., Igliori, S. B. C. & Menezes, V. S. (2022). Contribuições da Abordagem Documental do Didático para a Formação continuada de Professores dos Anos Iniciais. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática... (p.569-578). Brasília (DF) on-line.

Miyakawa, T. & Xu, B. (2019). Teachers’ Collective Work Inside and Outside School as an Essential Source of Mathematics Teachers’ Documentation Work: Experiences from Japan and China, p. 145-172.

Pepin, B., Gueudet, G., & Trouche, L (2017). Refining teacher design capacity: Mathematics teachers’ interactions with digital curriculum resources, ZDM Mathematics Education, 49(5), 799-812.

Piolti-Lamorthe C., Roubin S., Trgalová J. & PAREP (2023). Des patterns dans les classes! Au fil des maths de la maternelle à l’université. Le bulletin de I’APEMP – Nº 547.

Radford, Luis. (2014). The Progressive Development of Early Embodied Algebraic Thinking. Mathematics Education Research Journal.

Radford, L. (2009) Les actions didactiques qui favorisent les processus d’abstraction. In: Radford L., Demers S. & Miranda I. Processus d’abstraction em mathématiques: Repères pratiques et conceptuels - p. 19-28.

Radford, L. (2009) Interprétation et production de graphiques. In: Radford L., Demers S. & Miranda I. Processus d’abstraction em mathématiques: Repères pratiques et conceptuels - p. 45-66.

Trouche, L. et.al. (2020). A abordagem documental do didático. DAD-Multilingual.

Vergnaud, G. (2017). A didática é uma provocação. Ela é um desafio. In: Grossi, E.P. (Org.). Piaget e Vygotski em Gerard Vergnaud: Teoria dos Campos Conceituais TCC. Porto Alegre.

Vergnaud, G. (1998). Toward a cognitive theory of practice. In: A. Sierpinska, & J. Kilpatrick (Eds.), Mathematics education as a research domain: A search for identity (pp. 227-241). Dordrecht: Kluwer.

Vergnaud, G. (1985) Concepts et schèmes dans une théorie opératoire de la répresentation. Psychologie Française, p. 245-252. (Traduzido por Maria Lucia Faria Moro, com revisão de Luca Rischbieter e Maria Tereza Carneiro Soares, do original em francês).

Vergnaud, G. (2003) A gênese dos campos conceituais. In. EP Grossi (Ed) Por que ainda há quem não aprende? A teoria. Petrópolis, Vozes.

Vergnaud. G. (1990) La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques,133-170.

Vlassis, J., Demonty, I. & Squalli, H. (2017). Développer la pensée algébrique à travers une activité de généralisation basée sur des motifs (patterns) figuratifs. Nouveaux cahiers de la recherche en éducation, 131–155.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 01 — Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Como Citar

Miné, V. A. D. A. ., & Trgalová, J. (2024). LTarefa “Os Palitos de Fósforos” com estudantes dos Anos Iniciais para o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/355