Cidadania crítica de surdos e letramento em educação financeira: diálogos possíveis

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Palavras-chave:

Educação de surdos, Ensino da matemática, Matemática crítica, Educação bilíngue, Educação financeira crítica

Resumo

Este artigo de cunho qualitativo aborda reflexões a respeito da formação cidadã de surdos no que tange a administração pessoal financeira e a consequente tomada de decisões em uma sociedade predominantemente ouvinte. Amparados na perspectiva do ensino bilíngue para surdos, na criticidade no ensino e na educação financeira escolar, pretendemos olhar para a formação docente inicial e continuada, apresentando algumas possibilidades de ações com viés extensionista, apoiados pelos Cenários para Investigação, a fim de propiciar um ambiente potente de significados em espaços bilíngues de ensino, com atividades que transcendam o domínio dos conteúdos matemáticos. Assim, apresentamos possíveis diálogos entre a cidadania crítica de surdos e o letramento em educação financeira em espaços bilíngues.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Moreira, J. C. dos S. ., & Pinto, G. M. da F. . (2024). Cidadania crítica de surdos e letramento em educação financeira: diálogos possíveis. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/356