Estágio Supervisionado e a Prática Docente em Matemática no Curso de Licenciatura em Pedagogia
Palavras-chave:
Matemática, Aprendizagem, Anos Iniciais, Ensino Fundamental, Estágio SupervisionadoResumo
O artigo apresenta resultados parciais da tese realizada no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no curso de licenciatura em Pedagogia. Objetivou-se investigar como os acadêmicos de Pedagogia evidenciam os conhecimentos matemáticos nas atividades planejadas, executadas e avaliadas no estágio obrigatório dos Anos Iniciais (AI) do Ensino Fundamental (EF) e/ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Selecionou-se 25 acadêmicos matriculados no estágio. Optou-se pelo enfoque qualitativo e o estudo de caso como método de investigação. O levantamento de dados, descritos neste artigo, ocorreu por meio da análise dos relatórios de estágio, documento obrigatório que finaliza a prática docente curricular. Os resultados evidenciam que os acadêmicos planejaram atividades matemáticas no percurso da prática docente utilizando recursos didático-metodológicos diversificados, mediadas pelo acompanhamento e observação da professora regente da turma. Notadamente na modalidade EJA, os acadêmicos obtiveram maior autonomia e liberdade ao planejar as atividades matemáticas, desencadeando resultados significativos. Ao analisar as narrativas dos acadêmicos percebe-se, que na maioria das situações, que houve a preocupação em planejar atividades de todas as áreas do conhecimento, evidenciando na prática do estágio obrigatório os conhecimentos matemáticos adquiridos nas disciplinas específicas, articulando-os com as demais áreas do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar de docência.
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