Livros didáticos e BNCC: uma análise crítica sobre possibilidades para o Letramento Estatístico no sexto ano escolar
Palavras-chave:
Livro Didático, BNCC, Letramento Estatístico, Análise Crítica, Sexto Ano EscolarResumo
A necessidade de lidar com dados em diversos contextos com postura crítica tornou essencial o Letramento Estatístico na formação do cidadão. A Base Nacional Comum Curricular [BNCC] (Brasil, 2018) propõe aprofundar o ensino de Estatística na Educação Básica. Este trabalho analisa em que medida livros didáticos do sexto ano, elaborados segundo a BNCC, apresentam possibilidades para o desenvolvimento do Letramento Estatístico. Baseando-se em parâmetros de pesquisa anterior sobre o tema, é feita uma análise de dois livros didáticos. Os resultados indicam que, embora presente em praticamente todas as unidades, a Estatística é trabalhada de forma isolada e procedimental, e a Probabilidade é vista sem conexão com a Estatística. Além disso, a investigação estatística, deixada ao final, não estimula o desenvolvimento da criticidade.
Referências
Bargagliotti, A.; Franklin, C.; Arnold, P.; Gould, R.; Johnson, S.; Perez, L. & Spangler, D. A. (2020). Pre-K–12 Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education (GAISE II): A Framework for Statistics and Data Science Education. Alexandria, VA: American Statistical Association.
Batanero, C. & Borovcnik, M. (2016). Statistics and probability in high school. Springer.
Batanero, C.; Burrill, G. & Reading, C. (2011). Teaching statistics in school mathematics-challenges for teaching and teacher education: A joint ICMI/IASE study: the 18th ICMI study. New York, NY: Springer.
Bianchini, E. (2022). Matemática Bianchini – Sexto Ano. São Paulo, SP: Editora Moderna.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental. Brasília, DF.
Corrêa, P. D. & Rangel, L. (2024). Combined Reading – A Methodological Approach for Documental Curricular Analysis. In: D. Thompson; M. A. Huntley & C. Suurtamm (Orgs.). Lessons Learned from Research on Mathematics Curriculum. Information Age Publishing.
Franklin, C.; Kader, G.; Mewborn, D.; Moreno, J.; Peck, R.; Perry, M. & Scheaffer, R. (2005). Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education (GAISE) Report - A Pre-K–12 Curriculum Framework. Alexandria: American Statistical Association.
Gal, I. (2002). Adults' statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1-25.
Gal, I. (2021). Promoting statistical literacy: Challenger and reflections with a Brazilian perspective. In: C. Monteiro & L. Carvalho (Orgs.). Temas emergentes em letramento estatístico (V. 1, pp. 37-59). Recife, PE: UFPE.
Giordano, C. C. & Araújo, J. R. A. (2018). Educação estatística e a Base Nacional Comum Curricular: o incentivo aos projetos. In: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1-12). Foz do Iguaçu, PR.
Giovanni, J. R. (2022). A Conquista Matemática - sexto ano. São Paulo, SP: FTD.
Louzada, F.; Cordani, L.; Bazán, J. & Barbosa, T. (2015). Reflexões a respeito dos conteúdos de probabilidade e estatística na escola no Brasil – uma proposta. Associação Brasileira de Estatística, Brasil.
Rangel, L.; Landim, F. M. P. F.; Novaes, A. M. & Baccar, M. H. M. M. (2024). Letramento estatístico segundo o GAISE e a BNCC: paridades e contrastes. Ensino em Re-Vista, 31(Contínua), 1-25.
Samá, S. (2018). Caminhos trilhados pelo GT12 nas pesquisas em educação estatística no Brasil. In: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1-12). Foz do Iguaçu. PR.
Wild, C. J. & Pfannkuch, M. (1999). Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, 67(3), 223-248.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.