Combinatória, Probabilidade e suas articulações no currículo apresentado aos professores dos Anos Finais
Palavras-chave:
Raciocínio Combinatório, Raciocínio Probabilístico, Ensino Fundamental, Currículo Apresentado, Livros DidáticosResumo
Apresenta-se um recorte de uma tese de doutorado referente à análise de livros didáticos, visando discutir, à luz da Teoria dos Campos Conceituais, como esse material apresenta o trabalho com a Combinatória e com a Probabilidade nos Anos Finais. A partir de análises quantitativas e qualitativas realizadas nos capítulos dos livros didáticos na íntegra, percebeu-se que, em todas as coleções, assim como no currículo prescrito, a Probabilidade ganha maior ênfase do que a Combinatória, sendo contemplada com uma maior quantidade de problemas e variedade de situações. Contudo, é dado maior destaque à quantificação de probabilidades e a uma concepção clássica de Probabilidade. Já no que diz respeito às articulações entre Combinatória e Probabilidade, identificou-se que 25,6% dos problemas possuem potencial para articulação, seja referente a contextos ou representações em comum, o que possibilita ao professor uma base para adaptar/propor situações que visem o desenvolvimento dos raciocínios combinatório e probabilístico em sala de aula.
Referências
Azevedo, J. (2013). Alunos de Anos Iniciais construindo árvores de possibilidades: é melhor no papel ou no computador? 2013. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Barreto, F & Borba, R. (2010). Como o raciocínio combinatório tem sido apresentado em livros didáticos de Anos Iniciais. In: Anais do 10º Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-10). Salvador, BA.
Batanero, C.; Godino, J. & Navarro-Pelayo, V. (1996). Razonamiento combinatorio. Madrid: Síntesis.
Borba, R. (2010). O raciocínio combinatório na Educação Básica. In: Anais do 10º Encontro Nacional de Educação Matemática. (pp. 1-12). Salvador, BA.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2019). Programa Nacional do Livro Didático. Brasília, DF.
Bryant, P. & Nunes, T. (2012). Children’s understanding of probability: a literature review. Londres: Nuffield Foundation.
Campos, T.; Carvalho, J. I. (2016). Probabilidade nos anos iniciais da Educação Básica: contribuições de um programa de ensino. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – Em Teia, 7(1). Recife, PE.
Fischbein, E. (1975). The intuitive sources of probabilistic thinking in children. Dordrecht.
Lima, E. & Borba, R. (2021). Probabilidade nos Anos Finais: o currículo prescrito pré e pós BNCC. In: Anais do 8º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 602-615). Uberlândia, MG.
Lima, E. & Borba, R. (2022). Combinatória, Probabilidade e suas articulações em livros didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Bolema – Boletim de Educação Matemática, 36(72), 164-192.
Lima, E. & Borba, R. (2022). Problemas de combinação nos Anos Finais: o que é prescrito, o que é apresentado e o que se pode fazer articulado à Probabilidade? In: Anais do 14º Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-10). Brasília, DF.
Lima, E. (2018). Raciocínios combinatório e probabilístico na EJA: investigando relações. 2018. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Lima, E. (2021a). Combinatória nos Anos Finais: o currículo prescrito pré e pós BNCC. In: Anais do 5º Fórum Nacional sobre currículos de Matemática (pp. 1-11). Canoas-RS.
Lima, E. (2021b). Combinatória, Probabilidade e suas articulações no currículo dos Anos Finais: o que se pode fazer? In: Anais do 25º Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (pp. 1-12). Campina Grande, PB.
Lima, E. (2022). Combinatória, Probabilidade e suas articulações no currículo dos Anos Finais do Ensino Fundamental: o que é prescrito, o que é apresentado e o que se pode fazer? 2022. 186f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Lima, R. C. (2010). O raciocínio combinatório de alunos da Educação de Jovens e Adultos: do início da escolarização até o Ensino Médio. 2010. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Montenegro, J. (2018). Identificação, Conversão e Tratamento de registros de representações semióticas auxiliando a aprendizagem de situações combinatórias. 2018. 247f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Pessoa, C. (2009). Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. 2009. 267f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Sacristán, J. G. (2000). O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed.
Santana, M. R. (2016). Noções básicas de Probabilidade: o que os livros sugerem, o que os professores conhecem. In: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (pp. 1-12). São Paulo, SP.
Verbisck, J. (2021). Um estudo praxeológico quanto aos conhecimentos estatísticos relacionados e priorizados em uma proposta de ensino de Probabilidade em uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: Anais do 8º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 2957-2970). Uberlândia, MG.
Vergnaud, G. (1996). A Teoria dos Campos Conceptuais (pp. 155-191). In: Brum, J. (org.). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Horizontes Pedagógicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.