O raciocínio funcional de estudantes com Síndrome de Down, a partir de interações com sequências de padrões repetitivas em diferentes ambientes

Autores

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Ensino Fundamental, Raciocínio Funcional, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Este artigo se concentra na investigação do raciocínio funcional em alunos com Síndrome de Down (SD), matriculados no Ensino Fundamental em Ilhéus. O estudo tem como objetivo observar os componentes do raciocínio funcional demonstrado por esses alunos ao lidar com sequência de padrões, e também discernir as circunstâncias em que ele ocorre e de que maneira se manifesta. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou o método clínico piagetiano para a coleta de dados. Diferentes atividades foram empregadas, envolvendo sequências de padrões crescentes e repetitivas, em três ambientes distintos: Papel & Lápis, Material Manipulativo e Movimento Corporal. Contudo, este artigo discorre somente às atividades referentes a sequências de padrões repetitivas. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a presença do raciocínio funcional.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 09 — Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

Como Citar

Ramos da Silva, L., & Magina, S. M. P. . (2024). O raciocínio funcional de estudantes com Síndrome de Down, a partir de interações com sequências de padrões repetitivas em diferentes ambientes. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/360