Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GPEP: Cenário de Difusão da História da Educação Matemática no Nordeste Brasileiro
Palavras-chave:
História Social da Educação Matemática, Comunidade de Prática Científica, Reconstrução Histórica, Dispositivo Organizacional, Cronogénese de Constituição de um Grupo de PesquisaResumo
Se descreve a trajetória do GPEP da UFRN. A pesquisa apresentada assume a perspectiva da História Social da Educação Matemática, a qual tem como características: assentar- se em base documental e bibliográfica; ser de natureza interpretativa. A pergunta norteadora do estudo foi: quais são os fatores que levaram o GPEP a se consolidar como grupo relevante de pesquisa em Educação Matemática no Nordeste brasileiro? A investigação procedeu realizando-se uma leitura crítico-avaliativa das publicações do GPEP, direcionada pelas noções: Evolucionismo Conceitual, Comunidades de Prática, Coletivos de Pensamento e Campo Científico. Obteve-se uma Reconstrução Histórica da Trajetória do GPEP a qual evidenciou o caráter do grupo como um dos cenários de difusão da História da Educação Matemática no Nordeste do Brasil.
Referências
Alves, J. T. D.; Gutierre, L. dos S. (2016). Um Olhar para a disciplina de História da Educação Matemática (HEM) na UFRN. In L. dos S. Gutierre & F. Cury (pp 31-58). São Carlos: Pedro & João Editores.
Alves Souto, R. M., (2010). História na Educação Matemática – um estudo sobre trabalhos publicados no Brasil nos últimos cinco anos. Boletim de Educação Matemática- BOLEMA, 23(35B), 515-536. In: https://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=291260024014. Acesso em: 03 jul. 2024
Atenas, T. L., Ciampi Diaz, E., Venegas Bustos, J., Uribe San Martín, R. & Cárcamo Rodríguez, C. (2019). Cognición Social: Conceptos y Bases Neurales. Revista chilena de neuro-psiquiatría, 57(4), 365-376. https://dx.doi.org/10.4067/S0717-92272019000400365
Belisario, A. (2015). Presencia de la educación matemática en la prensa escrita venezolana. Caso: Tetraedro. Tesis (Doctorado en Educación). 250f. Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Instituto Pedagógico “Rafael Alberto Escobar Lara”, Maracay, Aragua, Venezuela.
Bourdieu, P. (2002). A causa da ciência: Como a história social das ciências sociais pode servir ao progresso das ciências. Política & Sociedade, 1(1), 143-161. In: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/4937
Bourdieu, P. (1994). O campo científico. In: R. Ortiz, (org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. (pp 122-156). São Paulo: Ática.
Brasil (s/f). Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ. G01. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. In: https://lattes.cnpq.br/web/dgp/glossario. Acesso em: 26 jun. 2024.
Cardoso, W. P. A. & Gutierre, L. dos S. (2016). Um Olhar sobre a Educação Matemática dentro dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ciências Naturais e Matemática de UFRN. In L. dos S. Gutierre & F. Cury (Org.). Pesquisas em História da Educação Matemática: produções do GPEP (pp 79-92). São Carlos: Pedro & João Editores
Carruthers, P., Stich, S. & Siegal, M. (Eds.). (2009). The Cognitive Basis of Science. Cambridge University Press.
Consiglio, F. & Martínez Manrique, F. (2021). Cognición distribuida: entre lo individual y lo social. ArtefaCToS. Revista de estudios de la ciencia y la tecnologia, 10(1), 21-34. DOI: https://doi.org/10.14201/art20211012134
Cruz. K. S. da; Cury, F. G. (2016). PIBID de Matemática da UFRN-NATAL: um estudo sobre as narrativas de formação. In L. dos S. Gutierre & F. Cury (Org.). Pesquisas em História da Educação Matemática: produções do GPEP (pp 59-74). São Carlos: Pedro & João Editores
Czikk, R. L. (2021). ¿Qué significa la noción de dispositivo organizacional? In Medium (https://medium.com/). In: https://ricardolcz.medium.com/qu%C3%A9-significa-la-noci%C3%B3n-de-dispositivo-organizacional-78228c1d0174 Acesso em: 12 maio 2024.
Fleck, L. (1986). La génesis y el desarrollo de hecho científico. Madrid: Alianza Editorial.
Giere, R. (2009). Scientific cognition as distributed cognition. In P. Carruthers, S. Stich & M. Siegal. The Cognitive Basis of Science. (pp 285-299). Cambridge University Press.
Godino, J. D. (2003). Perspectiva de la Didáctica de las Matemáticas como Disciplina Científica. Documento de trabajo del curso de doctorado "Teoría de la educación Matemática". Departamento de Didáctica de la Matemática. Universidad de Granada, España. Disponible en: http://www.ugr.es/local/jgodino/
González, F. E. (1995). La Investigación en Educación Matemática: una revisión interesada. In: F. E. González, (1995). La Investigación en Educación Matemática. (Cap. 14, pp. 1-42). Maracay: Ediciones COPIHER, In: https://www.academia.edu/35670911
González, F. E. (2020). História, Educação, Matemática: relações virtuosas. In R. Dorr, Raquel & R. Neves (Org.). Cenários de Pesquisa em Educação Matemática, (pp 95-122). São Paulo Paco Editorial.
González, F. E. (2024). Rede PanAmazônica de Pesquisa em História da Matemática - RedPAPHistoMat. REMATEC, 19(49), 1-12, e2024005. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n49.e2024005.id660
González, F. E. (2017). Repertorio de Coordenadas Teórico-Conceptuales de Referencia (RCT-CR) en las Tesis del Primer Doctorado en Educación Matemática de Venezuela. In: Anais do VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (69-77). Madrid, España. In: https://funes.uniandes.edu.co/wp-content/uploads/tainacan-items/32454/1176042/Gonzalez2017Repertorio.pdf
González, F. (2022). Introdução à História Social da Educação Matemática - HISOEM. PARADIGMA, 43(1), 443–453. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p443-453.id1179 Acesso em: 29 jun. 2024.
Gutierre, L. dos S. (Org.). (2024) Ensino de Matemática: propostas pedagógicas, historiografia e diretrizes curriculares. Cachoeirinha/RS. Editora Fi.
Gutierre, L. dos S. (2016). Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática: O GPEP da/na UFRN. In. L. S. Gutierre & F. G. Cury (Orgs.). Pesquisas em História da Educação Matemática: produções do GPEP. (pp. 19-29). São Carlos: Pedro & João Editores.
Gutierre, L. dos S. O Ensino de Matemática no Rio Grande do Norte: trajetória de uma modernização (1950-1980). (2008). Tese (Doutorado em Educação), Universidade do Rio Grande do Norte, Natal, RN. In: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14190/1/LilianeSG_TESE.pdf
Gutierre, L. dos S.; Cury, F. G. (2016). Pesquisas em História da Educação Matemática: produções do GPEP. São Carlos: Pedro & João Editores.
Hidalgo, B. P. & González, F. E. (2009). Metabolización de información: un modelo dinámico para interpretar el proceso de producción de conocimiento. Investigación y Postgrado, 24(1), 010-045. Recuperado en 03 de agosto de 2024, de http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1316-00872009000100002&lng=es&tlng=es.
Hutchins, E. (1995). Cognition in the Wild. 395f. Cambridge, Massachusetts: MIT Press.
Kuhn, T. S. (1974). Second Thoughts on Paradigms. In F. Suppe (Ed.), The Structure of Scientific Theories (pp. 459-482). Urbana: University of Illinois Press. Disponível in: https://web.archive.org/web/20180420042325id_/https://www.pravo.unizg.hr/_download/repository/Second_Thoughts_on_Paradigms.pdf
Medeiros, L. de A.; Oliveira, A. G. (2024). A disciplina História da Matemática e seu currículo formativo: investigação sobre a trajetória histórica deste componente no CERES/UFRN-Caicó. In: Gutierre, L. dos S. (Org.). Ensino de Matemática: propostas pedagógicas, historiografia e diretrizes curriculares. Cachoeirinha/RS. Editora Fi.
Mendes, I. A.; Silva, C. A. F. da. (2022). Grupos de História da Educação Matemática do Brasil: genealogias e coletivo de pensamento. In: Anais do II ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (pp. 1028-1039), Bauru, SP. Recuperado de: https://www2.fc.unesp.br/enaphem/anais/
Moreira, M. A. Una visión Toulminiana respecto a la disciplina investigación básica en educación en ciencias: el rol del foro institucional. (2005, ago). Ciência & Educação, 11(2), 181-190. https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000200003. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/106923. Acesso em: 03 jul. 2024.
Pires, A. de P. (2021). Os conceitos de campo científico, habitus científico e capital científico na análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, 7, 1–17. https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.19875.001. Acesso em: 11 jun. 2024.
Ortiz, R. (Org.). (1994). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Editora Ática, Coleção Grandes Cientistas Sociais.
Rocha, J. A. P., Paula, C. P. A. de, & Sirihal Duarte, A. B. (2016). A Cognição Distribuída como referencial teórico para os estudos de usuários da informação. Informação & Sociedade, 26(2), 91-105. Recuperado de: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/28563 Acesso em: 03 jul. 2024.
Suppe F. (Ed.), The Structure of Scientific Theories. Urbana: University of Illinois Press.
Toulmin, S. La comprensión humana, v. I: El uso colectivo y la evolución de los conceptos. (1997). Madrid: Alianza Editorial.
Valero, P. La educación matemática como una red de prácticas sociales. (2012). In: P. Valero & Skovsmose, O. (eds.). Educación matemática crítica. Una visión sociopolítica del aprendizaje y la enseñanza de las matemáticas. (pp 299-326). Bogotá: una empresa docente. In: https://funes.uniandes.edu.co/funes-documentos/la-educacion-matematica-como-una-red-de-practicas-sociales/. Acesso em: 05 jun. 2024.
Valero, P. & Skovsmose, O. (eds.). (2012). Educación matemática crítica. Una visión sociopolítica del aprendizaje y la enseñanza de las matemáticas. Bogotá: una empresa docente. Recuperado de: https://www.etnomatematica.org/home/?p=2580
Wenger, E.; Wenger-Trayner, B. (2015). Communities of practice: A brief introduction. Cambridge University Press. Recuperado de: https://www.wenger-trayner.com/introduction-to-communities-of-practice/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.