Conhecimento de estudantes do 3º ano do Ensino Médio brasileiro sobre Amostragem e Curva Normal: uma abordagem por meio da Inferência Informal

Autores

Palavras-chave:

Educação Estatística, Amostragem, Curva Normal, Inferência Informal, Letramento Estatístico e Probabilístico

Resumo

O presente estudo objetivou investigar os conhecimentos de estudantes do 3º ano do Ensino Médio brasileiro (16-17 anos) sobre os conceitos de Amostragem e Curva Normal. Para tanto, sua fundamentação teórica está pautada na concepção do Letramento Estatístico e Probabilístico e na Inferência Informal. Essa pesquisa possui abordagem qualitativa, na qual 72 estudantes responderam a um questionário diagnóstico. Os resultados apontaram um domínio sobre os conceitos de amostra e população. Porém, foram observadas lacunas acerca da representatividade e variabilidade amostrais, métodos de amostragem e sobre o modelo da Curva Normal. Diante disso, reforçamos a importância da ampliação de processos de ensino e aprendizagem que contemplem conceitos de Amostragem e Curva Normal alinhados com a Inferência Informal.

Referências

Bayer, A.; Echeveste, S.; Bittencourt, H. R. & Rocha, J. (2005). Preparação do formando em Matemática-licenciatura plena para lecionar estatística no Ensino Fundamental e Médio. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1-11). Bauru, SP.

Batanero, C. & Borovcnik, M. (2016). Statistics and probability in high school. Rotterdam: Sense.

Batanero, C.; Begué, N. & Valenzuela-Ruiz, S. M. (2022). Modelización de la variabilidad muestral en diferentes metodologías de la inferencia. Revista de Educación Estadística, 1(1), 1-22.

Batanero, C.; Tauber, L. & Sánchez, V. (2004). Students’ reasoning about the normal distribution. In: D. Ben-Zvi & J. Garfield (Eds.). The challenge of developing statistical literacy, reasoning and thinking (pp. 257–276). Dordrecht, Holanda: Springer.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.

Cazorla, I. & Giordano, C. (2021). O papel do letramento estatístico na implementação dos temas contemporâneos transversais da BNCC. In: C. Monteiro & L. Carvalho (Orgs.). Temas emergentes em letramento estatístico (pp. 88–111). Recife, PE: UFPE.

Cazorla, I. M.; Utsumi, M. C. & Monteiro, C. E. F. (2021). Dos dados brutos à informação: o papel das técnicas transnumerativas no ensino de Estatística. Educação Matemática Pesquisa, 23(4), 109-139.

Cazorla, I., Utsumi, M. & Oliveira, T. (2020). Reflexões sobre o ensino de tabelas de dupla entrada a partir do raciocínio inferencial informal. Hipátia, 5(2), 246-270.

Gal, I. (2002). Adults' statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International statistical review, 70(1), 1-25.

Gal, I. (2005). Towards 'probability literacy' for all citizens. In: G. A. Jones (Ed.). Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning (pp. 39-63). New York, USA: Springer.

Gomes, T. M. (2013). O todo é a soma das partes, mas uma parte representa o todo? Compreensão de Estudantes do 5º e 9º ano sobre Amostragem. 2012. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.

Guimarães, G. L. & Gitirana, V. (2013). Estatística no Ensino Fundamental: a pesquisa como eixo estruturador. In: Borba, R. E. & Monteiro, C. E. (Org.). Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática. Recife: UFPE.

Herrera, J. S.; Monrot, J. C. V. & Hernández, U. S. (2018). Un acercamiento a la metodología lesson study para la enseñanza de la distribución normal. In: Anais do XXII Investigación en Educación Matemática (pp. 525-534). Gijón, Espanha.

Jacob, B. & Doerr, H. M. (2013). Students’ informal inferential reasoning when working with the sampling distribution. In: Anais do 8º Congress of European Research in Mathematics Education. Istambul, Turquia.

Luna, L. C. & Guimarães. G. L. (2021) Aprendizagem de amostragem nos PCN e na BNCR e a influência nos livros didáticos. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 11(1), 1-20.

Makar. K. & Rubin, A. (2019). A framework for thinking about informal Statistical inference. Statistics Education Research Journal, 8(1), 82-105.

Oliveira, M. M. (2011). Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses (5. ed.). Amsterdã, Holanda: Elsevier.

Reyes, K. A. R.; Ruz, F.; Molina-Portillo, E. & Contreras, J. M. (2019). Comprensión del concepto de muestra por estudiantes chilenos de cuarto año medio de educación secundaria. In: Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística. Granada, Espanha.

São Paulo. (2014). Caderno do Professor. (v. 2). São Paulo, SP: Secretaria de Educação do estado de São Paulo.

Triola, M. F. (2008). Introdução à estatística: atualização da tecnologia. (v. 10). Rio de Janeiro, RJ: LTC.

Zieffler A.; Garfield, J.; Delmas, R. & Reading, C. (2008). A framework to support research on informal inferential reasoning. Statistics Education Research Journal, 7(2), 40–58.

Wild, C. & Pfannkuch, M. (1999). Statistical thinking in empirical enquiry. International statistical review, 67(3), 223-265.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Araújo, A. F. Q. ., & Maciel , D. B. de M. . (2024). Conhecimento de estudantes do 3º ano do Ensino Médio brasileiro sobre Amostragem e Curva Normal: uma abordagem por meio da Inferência Informal. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/364