A gênese documental de uma atividade de modelagem matemática por uma professora em formação

Autores

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Formação de Professores, Abordagem Documental do Didático, Planejamento Coletivo

Resumo

Este artigo evidencia o que uma professora em formação em modelagem matemática leva em consideração no processo de gênese documental de uma atividade de modelagem. A atividade foi planejada e a experiência foi compartilhada no âmbito da disciplina de Modelagem Matemática de um mestrado. Por meio de análise qualitativa da transcrição de áudios e vídeos e registros fotográficos, subsidiada na Abordagem Documental do Didático, evidenciamos que o plano estruturado pela professora no decurso da gênese documental foi inspirado em uma atividade desenvolvida no contexto da disciplina de mestrado, todavia uma imprevisibilidade reconduziu suas ações na prática. Com o compartilhamento da experiência, o documento passou por reelaboração com sugestões de outros professores em formação que indicaram recursos para a sua adequação.

Referências

Abar, C. A. A. P. (2019). Articulações teóricas sobre a abordagem documental do didático. Revista Educação Matemática Pesquisa, 21(5), 217-229.

Abar, C. A. A. P., Almeida, C. B. & Dias, A. de O. (2021). Trajetórias de pesquisas com professores da escola básica analisadas pelo olhar da gênese documental. Educação Matemática Pesquisa, 23(3), 120–150.

Almeida, L. M. W. (2018). Considerations on the use of mathematics in modeling activities. ZDM, 50(1), 19-30.

Almeida, L. W., Silva, K. P., & Vertuan, R. E. (2012). Modelagem Matemática na Educação Básica. Contexto.

Borromeo Ferri, R. (2018). Learning How to Teach Mathematical Modeling in School and Teacher Education. New York: Springer International Publishing.

Cevikbas, M. (2024). Utilizing explanatory videos in the Flipped Mathematical Modelling Classrooms. In H.-S. Siller, V. Geiger, & G. Kaiser (Eds.). International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling (pp. 223-233). Switzerland: Springer.

Dalto, J. O., Borssoi, A. H., & da Silva, K. A. P. (2024). Teachers in Continuing Education: Planning of a Mathematical Modelling Activity. In H.-S. Siller, V. Geiger, & G. Kaiser (Eds.). International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling (pp. 235-245). Switzerland: Springer.

Forner, R. & Malheiros, A. P. S. (2020). Constituição da Práxis Docente no contexto da Modelagem Matemática. Bolema, 34(67), 501-521.

Galbraith P. (2024). Modelling, Teaching, and Reflecting: What More I Have Learned?. In H.-S. Siller, V. Geiger, & G. Kaiser (Eds.). International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling (pp. 137-147). Switzerland: Springer.

Gueudet, G. & Trouche, L. (2008). Du travail documentaire des enseignants: genèses, collectifs, communautés. Le cas des mathématiques. Education et Didactique, 2(3), 7-33.

Igliori, S. B. C. (Ed.). (2021). Compreender o trabalho dos professores brasileiros do ensino básico: Uma abordagem pelos recursos. São Paulo: Blucher.

Malheiros, A. P. S., Souza, L. B., & Forner, R. (2021). Olhares de docentes sobre as possibilidades da Modelagem nas aulas de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12, 1-22.

Niss, M. & Blum, W. (2020). The learning and teaching of mathematical modelling. London, New York: Routledge.

Pinto, T. F. & Araújo, J. L. (2021a). Um estudo sobre planos de atividades de modelagem matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(2), 1-25.

Pinto, T. F., & Araújo, J. L. (2021b). De mãos dadas: professores elaborando juntos o planejamento de uma atividade de modelagem matemática. In Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (8. ed., pp. 2013-2028). Uberlândia: SBEM.

Silva, L. A. & Oliveira, A. M. P. (2014). Quando a escolha do tema em atividades de modelagem matemática provém do professor: o que está em jogo?. Acta Scientiae, 17(1).

Silva, K. A. P., Tortola, E., Koga, M. A. & Koga, M. F. (2021). Abordagem Documental do Didático no planejamento e na implementação de uma atividade de modelagem matemática. Educação Matemática Pesquisa, 23(3), 33–69.

Trouche, L., Gueudet, G. & Pepin, B. (2018). Documentational approach to didactics. In S. Lerman (Ed.). Encyclopedia of Mathematics Education. N.Y.: Springer.

Xavier Neto, A. L., Silva, M. J. F. & Trouche, L (2019). A construção de atividades para o ensino de sequências numéricas: uma análise pela lente da Abordagem Documental do Didático. Revista Educação Matemática Pesquisa, 21(5), 300-314.

Xavier Neto, A. L., Ferreira da Silva, M. J., & Trouche, L. (2021). Uma análise da produção acadêmica a respeito da gênese documental entre 2012 e 2020. Educação Matemática Pesquisa Revista, 23(3), 339–361.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 10 — Modelagem Matemática

Como Citar

Silva, K. A. P. da, Borssoi, A. H., & Tortola, E. (2024). A gênese documental de uma atividade de modelagem matemática por uma professora em formação. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/367