Análise de uma abordagem problematizada sobre potenciação e radiciação

Autores

Palavras-chave:

Matemática problematizada, Senso numérico, Potenciação, Radiciação, Ensino fundamental

Resumo

Este trabalho buscou observar como uma abordagem alternativa ao dito ensino tradicional afeta a noção conceitual sobre as operações de potenciação e radiciação. Procuramos analisar a apropriação de diferentes propriedades aritméticas que envolvem o senso numérico por parte dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, produzindo dados a partir de tarefas inspiradas nas ideias de Ponte sobre encontrar a mistura ideal entre exercícios, problemas, exploração e investigação matemática. Para a aplicação das tarefas e posterior análise qualitativa dos dados, adotamos uma postura baseada nas ideias da matemática problematizada. Consideramos que tal abordagem constrói conceitos de maneiras diversas e ajuda a refletir sobre as concepções de matemática, influenciando os sentidos atribuídos às diversas formas de participação no mundo.

Referências

Araújo, J. & Borba, M. (2020). Construindo pesquisas coletivamente em Educação Matemática. In: M. Borba & J. Araújo (Orgs.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. (6. ed., pp.31-52). Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Boaler, J. (2018). Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre, RS: Penso.

Bogdan, R.C. and Biklen, S.K. (2007) Qualitative Research for Education: An Introduction to Theory and Methods. (5. ed.). Allyn & Bacon, Boston.

Cochran-Smith, M. & Lytle, S. (1999a). The teacher research movement: A decade later.

Educational Researcher, 28 (7), 15-25.

Cochran-Smith, M. & Lytle, S. (1999b). Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, 24, 249-305.

Cochran-Smith, M. & Lytle, S. (2009). Inquiry as stance: Practitioner research for the next generation. Tradução de M. Nader; M. Claus. (5). New York, EUA Teachers College Press.

Giraldo, V. & Roque, T. (2021). Por uma Matemática Problematizada: as Ordens de (Re)Invenção. Perspectivas da Educação Matemática, 14(35), 1-21.

Humphreys, C. & Parker, R. (2019). Conversas numéricas: estratégias de cálculo mental para uma compreensão profunda da matemática. Porto Alegre, RS: Penso.

Menezes, F. & Quintaneiro, W. (2023). Problematizando saberes de conteúdo matemático do ensino numa perspectiva política. Ensino da Matemática em Debate. 10(2), 58-86.

Ponte, J. P. (2003). À procura da mistura perfeita. In: LeiriMat 10 textos de conferências e comunicações. Macieira, Portugal.

Ponte, J. P.; Brocardo, J. & Oliveira, H. (2020). Investigações matemáticas na sala de aula. (4. ed.). Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Como Citar

Moura, F. V. G., Silva, F. M. da ., & Petito, P. C. (2024). Análise de uma abordagem problematizada sobre potenciação e radiciação. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/370