Ciclos de modelagem matemática produzidos por futuros professores de matemática: reflexões acerca do desenvolvimento do conhecimento pedagógico
Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Ciclo de Modelagem, Conhecimento Pedagógico, Formação de ProfessoresResumo
Neste artigo temos por interesse discutir acerca do conhecimento pedagógico de futuros professores sobre modelagem matemática considerando os ciclos de modelagem que construíram. Assim, assumimos os ciclos de modelagem matemática e de conhecimentos necessários a um professor, sobretudo, sobre o conhecimento pedagógico, como aportes teóricos. Os ciclos de modelagem analisados foram construídos por alunos (futuros professores) de 4º ano de licenciatura em Matemática na disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática. Nossas ponderações são que os elementos apresentados pelos futuros professores e a organização de suas ideias frente à modelagem matemática nos ciclos que construíram denotam conhecimentos pedagógicos relativos à modelagem matemática, à ação de fazer modelagem matemática e à ação de ensinar por meio da modelagem matemática.
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