O que os professores demonstram saber para ensinar estatística nos anos iniciais

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, Formação de Professores, Anos Iniciais

Resumo

Este trabalho visa investigar o que os professores demonstram saber sobre estatística e como planejam suas aulas utilizando atividades propostas em livros didáticos nos anos iniciais de escolarização, tendo como base a perspectiva do Letramento Estatístico. Foram realizadas entrevistas individuais com 20 professores de escolas públicas da Paraíba, nas quais resolviam atividades envolvendo conceitos estatísticos e analisavam protocolos de estudantes. Os resultados apontam dificuldades dos professores para o ensino de estatística, o que os leva a propor as atividades dos livros didáticos de modo superficial. Os professores precisam também buscar compreender as especificidades que os conteúdos de modo geral demandam, de maneira que possam auxiliar na aprendizagem dos alunos.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Grymuza, A. M. G. (2024). O que os professores demonstram saber para ensinar estatística nos anos iniciais. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/373