Educação Matemática e sexualidades: ações subversivas no combate à violência sexual infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Sexualidade, Teoria Crip, Insubordinação Criativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo dialogar sobre as abordagens de professores de matemática sobre sexualidade e violência sexual infantil, junta a crianças com deficiência intelectual. A partir de uma revisão sistemática de literatura percebeu-se a inexistência de abordagens sobre essa temática no campo da Educação Matemática, reforçando a ideia de uma matemática desconexa dos problemas sociais existentes nos ambientes escolares. Dessa feita, para embasarmos nossos diálogos com professores de Matemática utilizaremos as ideias da Insubordinação Criativa e as ações subversivas na prática pedagógica, da Teoria Crip e as sexualidades e a história social da criança. Nesse sentido, buscamos discutir sobre a necessidade de tornar as aulas de matemática como espaço de prevenção e denúncia de casos de violência sexual infantil.  

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Abdala Prata Filho, G., & Reis Thiengo , E. (2024). Educação Matemática e sexualidades: ações subversivas no combate à violência sexual infantil. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-8. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/374