Estudantes de 5º ano refletindo sobre desejos versus necessidades e atitudes ao comprar: uma análise na perspectiva dos atos dialógicos
Palavras-chave:
Educação Financeira Escolar, Educação Matemática Crítica, Modelo de Cooperação Investigativa, Atos Dialógicos, DiálogoResumo
No presente artigo apresentamos o recorte de um estudo de doutorado, no qual objetivamos 1) sondar o que estudantes de 5º ano pensam sobre temáticas que envolvem a Educação Financeira Escolar (EFE) e 2) identificar, na perspectiva do Modelo de Cooperação Investigativa, atos dialógicos estabelecidos nas discussões propostas. Baseamo-nos teoricamente na Educação Matemática Crítica. Estudo de abordagem qualitativa, neste artigo discutiremos o primeiro dos quatro momentos de diálogo que tivemos, o qual denominamos “Comprar ou não comprar? Pensando nas prioridades”. Identificamos que os participantes refletem sobre temáticas apresentando seus pontos de vista e experiências cotidianas, favorecendo as construções de conhecimentos relacionados à EFE. Ressaltamos a importância de pesquisas que proponham momentos de diálogo, em que estudantes sejam ativos.
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