A identidade inclusiva do professor de matemática como metamorfose humana

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Identidade Inclusiva, Professores, Educação Matemática Inclusiva

Resumo

Este artigo investiga os discursos de professores de Matemática de uma escola regular, com o propósito de analisar suas especificações identitárias. O ponto de partida foi a premissa de que as representações que esses profissionais têm de si como educadores interferem em suas práticas pedagógicas e na empatia das relações desenvolvidas junto a estudantes com ou sem deficiência. A partir daí, buscou-se identificar quais aspectos dos discursos foram evidenciados, se eles apresentavam Identidade Inclusiva ou não e se passariam por uma metamorfose conforme fossem submetidos a novas experiências no contexto escolar. Para tanto, apresentam-se reflexões teóricas centradas nos trabalhos de Gallese (2005, 2010), Ciampa (1984, 1987) e Schön (1992) que ofereceram suporte para a elaboração, aplicação e análise dos procedimentos metodológicos.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Fleira, R. C., & Hassan Ahmad Ali Fernandes, S. (2024). A identidade inclusiva do professor de matemática como metamorfose humana. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/378