Estudos sobre o acervo pessoal do professor Ruy Madsen Barbosa: contribuições iniciais para a História da Educação Matemática.

Autores

Palavras-chave:

Livros de Matemática, História da Educação Matemática, Hermenêutica de Profundidade

Resumo

Apresenta-se neste artigo resultados de pesquisas que mobilizaram obras do professor Ruy Madsen Barbosa, as quais compõem parte do seu acervo pessoal. As pesquisas tiveram inspiração nas metodologias da Hermenêutica de Profundidade e da História Oral e estão vinculadas a um projeto mais amplo, denominado “Formação e atuação de professores de Matemática: estudos de materiais didáticos, estudos historiográficos e mapeamento de escolas do campo”, de responsabilidade da autora deste artigo. Um dos objetivos desse projeto é problematizar essa formação e atuação, estudando materiais didáticos, por um viés historiográfico. Dentre os resultados, destacamos o foco em produções voltadas à formação de professores, envolvendo uma proposta de formação mais internalista à Matemática, com variações entre formação teórica e prática.  

Referências

Brasil, D. P. (2021). Uma análise do livro “Revisitando Conexões Matemáticas com Brincadeiras, Explorações e Materiais Pedagógicos” do professor Ruy Madsen Barbosa. 45f. Relatório de Iniciação Científica (Licenciatura em Matemática). Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, SP.

Fiorentini, D. & Lorenzato, S. (2009). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados.

Garnica, A.V.M.. (2001). Pesquisa qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos. Mimesis, Bauru, 22(1), 35-48.

Garnica, A. V. M.., & Milanez, N. C.. (2021). A Coleção Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: uma análise. Ensino Em Re-Vista, 28(e029), 1-24.

Goldenberg, M. (2015). A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. São Paulo, SP/ Rio de Janeiro, RJ: Record.

Luiz, T. C. (2019). Acervo pessoal do professor Ruy Madsen Barbosa: contribuições para a História da Educação Matemática. 2019. 14f. Relatório (Iniciação Científica), Departamento de Matemática, FC, Unesp, Bauru, SP.

Luiz, T. C. (2018). Contribuições do professor de matemática Ruy Madsen Barbosa: organizando e estudando um acervo. 2018. 5f. Relatório (Núcleo de Ensino), Departamento de Matemática, FC, Unesp, Bauru, SP.

Milanez, N. C. (2020). A coleção matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo. 2020. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro, SP.

Oliveira, F. D. (2008). Análise de textos didáticos: três estudos. 2008. 222f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). IGCE– UNESP, Rio Claro, SP.

Pereira, T.C.L. (2023). Um estudo da obra “matemática: magistério”, de Ruy Madsen Barbosa. 2023. 289f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, SP.

Reis, R. B. (2023). O Professor de Matemática em Ação: um estudo a partir de entrevistas com autores. 2023. 50f. Relatório de Iniciação Científica (Licenciatura em Matemática). Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Unesp, Bauru, SP.

Souza, L. J. de. (2023) Uma hermenêutica da série O Professor de Matemática em Ação. 2023. 390f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, SP.

Thompson, J. B. (2011). Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro, RJ: Vozes.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 15 — História da Educação Matemática

Como Citar

Martins, M. E. (2024). Estudos sobre o acervo pessoal do professor Ruy Madsen Barbosa: contribuições iniciais para a História da Educação Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-8. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/382