Argumentação e prova no trabalho com parábola através da Resolução de Problemas

Autores

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Argumentação e Prova, Parábola, Ensino Médio Profissionalizante, GeoGebra

Resumo

Documentos curriculares e as pesquisas em Educação Matemática convergem ao valorizar o envolvimento dos alunos em atividades de resolução e proposição de problemas, aliadas à demonstração matemática. Este estudo, tem como objetivo analisar as contribuições da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, na construção do conhecimento matemático relacionado ao conceito de parábola e à dedução de sua equação. Os resultados indicam que essa metodologia possibilitou a construção e a compreensão do conceito de parábola, bem como a dedução de sua equação e o desenvolvimento do raciocínio matemático, conforme se evidenciou nos protocolos dos estudantes. Ademais, o processo avaliativo se constituiu em toda atividade, permitindo orientar os alunos no decurso da resolução do problema, promovendo aprendizagem matemática.

Biografia do Autor

  • Mário Barbosa da Silva, Instituto Federal de São Paulo

    Graduated with a Bachelor's Degree in Mathematics from Guarulhos University (2005). Post-Graduated (Lato Sensu) in Mathematics Education from Guarulhos University (2007). Master's degree in Mathematics Education from Anhanguera University of São Paulo (2016). Currently works as a lecturer at the São Paulo Federal Institute (IFSP), is a member of the Research Group for Advanced Studies in Mathematics Education (GPEAEM) at Cruzeiro do Sul University, and is pursuing a doctorate in the Science and Mathematics Teaching postgraduate program at Cruzeiro do Sul University. Has experience in Education, with a focus on Mathematics Education, primarily working on the following topics: Mathematics Education; problem solving and posing; argumentation, proof, and demonstration in mathematics teaching; teacher training in mathematics; and teaching and learning

Referências

Allevato, N. S. G., & Onuchic, L. R. (2021). Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. In: Onuchic, L. R., Allevato, N. S. G., Noguti, F. C. H., & Justulin, A. M. (org.): Resolução de Problemas teoria e prática (2ª ed., pp. 37–58). São Paulo, SP: Paco Editorial.

Allevato, N S. G., & Onuchic, L. R. (2019). As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 10(2), 1–14

Balacheff, N. (2019). Contrôle, preuve et démonstration. Trois régimes de la validation. In Pilet, J.; Vendeira, C. (org.): Actes du séminaire national de didactique des mathématiques. ARDM et IREM de Pris-Université de Pari Dioderot, (pp. 423-456).

Boavida, A. M.; & Gomes, A.; & Machado, S. (2002). Argumentação na aula de Matemática: olhares sobre um projecto de investigação colaborativa. Educação e Matemática: revista da Associação de Professores de Matemática, (70), pp. 18-26

Borba, M. C., & Almeida, H. R. F. L., & Gracias, T. A. S. (2018). Pesquisa em ensino e sala de aula: Diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação.

Cai, J., & Lester, F. (2012). Por que o ensino com a Resolução de Problemas é importante a aprendizagem do aluno? Bolletin GEPEM, (60), 241–254.

Costa, V. M. (2023). Utilizando Argumentações, Provas e Refutações em Sala de Aula de Geometria como contribuições ao desenvolvimento do senso crítico do educando. Boletim de Educação Matemática, 37(75), 352-370.

De Villiers, M. (2010). Experimentation and Proof in Mathematics. In: G. Hanna; & H. N. Jahnke; & H. Pulte. (Org.). Explanation and Proof in Mathematics: Philosophical and Educational Perspectives. (pp. 205-220). New York, USA: Springer.

England. National Curriculum in England. (2014). Mathematics programs of study, London: department for Education and Skills.

Hanna, G. (1990). Some pedagogical aspects of proof. Interchange, 21(1), pp. 6-13.

Krakecker, L. (2022). Validações matemáticas produzidas por alunos do nono ano do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades. 2022. 213f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS.

Lester, F.; & Cai, J. (2016). Can Mathematical Problem Solving Be Taught? Preliminary Answers from a 30 Years of Research. In: Felmer, P.; & Pehkonen, E.; & Kilpatrick, J. (org): Posing and Solving Mathematical Problems: Advances and New Perspectives. (pp. 117-135). New York, USA: Springer.

Menesr. (2015). Programme Mathematiques cycle 4. Retrieved from. Ministère de L’éducation Nationale et de la Jeunesse.

National Coucinl of Teachers of Mathematics (NCTM). (2000). Principles and Standards for School Mathematics, Reston.

Onuchic, L. R., & Allevato, N. S. G. (2011). Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, 25(11), 73–98.

Pedemonte, B. (2007). How can the relationship between argumentation and proof be analysed?. Educational Studies in Mathematics 66, 23-41.

Ponte, J. P.; Mata-Pereira, J.; & Henrique, A. (2012). O raciocínio matemático nos alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior. Praxis Educativa, 7(2), 355-377.

Portugal. Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico. (2013). Lisboa: Ministério da Educação e Ciências.

Silva, M. B. (2016). O ensino da demonstração: um Estado da Arte das pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação em Educação Matemática no período de 2005 a 2015. 2016. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo. São Paulo, SP.

Silva, M. B.; Silva, I. P.; Allevato, N. S. G.; & Possamai, J. P. (2023). Uma abordagem para o ensino de Geometria Analítica através da Resolução de Problemas. In: Anais do XVI Conferência Interamericana de Educação Matemática (pp. 1-9). Lima, PE.

Stylianides, A. J. (2007). Proof and Proving in School Mathematics. Journal for Research in Mathematics, 38(3), 289-321.

Vale, I. (2017). Resolução de Problema um Tema em Contínua Discussão: vantagens das Resoluções Visuais. In: Onuchic, L. R., Leal Junior, L. C., & Pironel, M. (org.): Perspectivas para Resolução de Problemas (pp. 131–162). São Paulao, SP: Livraria da Física.

Van de Walle, J. A. (2009). Matemática no ensino Fundamenta: Formação de Professores e Aplicação em Sala de aula. Tradução de P.H. Colonese. (6ª ed.) Porto Alegre, RS: Artmed.

Vila, A.; & Callejo, M. L. (2006). Matemática para aprender a pensar: O papel das crenças na resolução de problemas. Tradução E. Rosa. Porto Alegre, RS: Artmed.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Como Citar

Silva, M. B. da, & Allevato, N. S. G. (2024). Argumentação e prova no trabalho com parábola através da Resolução de Problemas. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/384