Argumentação e prova no trabalho com parábola através da Resolução de Problemas
Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Argumentação e Prova, Parábola, Ensino Médio Profissionalizante, GeoGebraResumo
Documentos curriculares e as pesquisas em Educação Matemática convergem ao valorizar o envolvimento dos alunos em atividades de resolução e proposição de problemas, aliadas à demonstração matemática. Este estudo, tem como objetivo analisar as contribuições da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, na construção do conhecimento matemático relacionado ao conceito de parábola e à dedução de sua equação. Os resultados indicam que essa metodologia possibilitou a construção e a compreensão do conceito de parábola, bem como a dedução de sua equação e o desenvolvimento do raciocínio matemático, conforme se evidenciou nos protocolos dos estudantes. Ademais, o processo avaliativo se constituiu em toda atividade, permitindo orientar os alunos no decurso da resolução do problema, promovendo aprendizagem matemática.
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