Letramento Estatístico e Letramento Digital: Integrando Tecnologias Digitais no Ensino de Estatística

Autores

Palavras-chave:

Educação Estatística, Estatística Moderna, Letramento Estatístico, Letramento Digital, Tecnologias Digitais

Resumo

O Letramento Estatístico e o Letramento Digital são fundamentais, para proporcionar habilidades críticas, técnicas e criativas para produzir, interpretar e comunicar informações estatísticas. Assim, o presente artigo tem por objetivo construir um modelo de letramento que atenda às necessidades do ensino de estatística utilizando tecnologias digitais. Neste estudo teórico, propomos um modelo de Letramento Estatístico Digital a partir da integração dos conceitos de letramento propostos por Iddo Gal e Douglas Belshaw. Este modelo possibilita alinhar a formação de professores às exigências educacionais contemporâneas, de forma a adaptar práticas pedagógicas e preparar educadores e estudantes para utilizar tecnologias digitais integradas ao ensino de estatística.

Referências

Ainley, J., Gould, R., & Pratt, D. (2015). Learning to reason from samples: Commentary from the perspectives of task design and the emergence of “big data”. Educational Studies in Mathematics, 88(3), 405-412.

Batanero, C. (2000). ¿Hacia Dónde Va La Educación Estadística? Blaix, 15, 2-13.

Batanero, C. (2019). Thirty years of stochastics education research: Reflections and challenges. In: Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística (pp. 1-15). Granada, Spain.

Bawden, D. (2008). Origins and concepts of digital literacy. In: C. Lankshear & M. Knobel (Orgs.). Digital literacies: Concepts, policies and practices (v. 30, pp. 17-32). New York, NY: Peter Lang.

Belshaw, D. (2012). What is “digital literacy”? A Pragmatic investigation. 275f. Tese (Doutorado em Educação). Durham University. Durham.

Ben-Zvi, D., Gravemeijer, K., & Ainley, J. (2019). Design of statistics learning environments. In: Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 1-10). Utrecht, Netherlands.

Biehler, R. (1990). Changing conceptions of statistics: A problem area for teacher education. In: International Statistical Institute Round Table Conference (pp. 20-38). Voorburg.

Costa Júnior, J. R., & Monteiro, C. E. F. (2021). O Papel do Diálogo na Promoção do Letramento Estatístico entre Licenciandos em Matemática. In: Anais do VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 2512-2525). Uberlândia, MG.

Cunha, M. L., & Viali, L. (2012). Contribuições de uma unidade de aprendizagem para a compreensão de conceitos estatísticos com o recurso da planilha. In: Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1-19). Petrópolis, RJ.

Gal, I. (2002). Adults’ Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review / Revue Internationale de Statistique, 70(1), 1-25.

Gal, I. (2019). Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística (pp. 1-15). Granada.

Garfield, J. B., Ben-Zvi, D., Chance, B., Medina, E., Roseth, C., & Zieffler, A. (2008). Developing Students’ Statistical Reasoning. Dordrecht: Springer.

Gilster, P. (1997). Digital Literacy. New York Chichester: Wiley.

Gould, R. (2021). Toward data-scientific thinking. Teaching Statistics, 43(S1), S11-S22.

Hastie, T., Friedman, J., & Tibshirani, R. (2001). The Elements of Statistical Learning. New York, NY: Springer.

Magalhães, M. N. (2014). Challenges For Learning About Distributions In Courses For Future Mathematics Teachers. In: 9th International Conference on Teaching Statistics (pp. 1-6). Flagstaff.

Maraschin, C., & Axt, M. (2005). Acoplamento tecnológico e cognição. In: J. Vigneron & V. B. Oliveira (Org.). Sala de aula e Tecnologias (pp. 39-51). São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo.

Maturana, H. R., & Varela, F. J. (2011). A árvore do conhecimento: As bases biológicas da compreensão humana. (12. ed.). São Paulo, SP: Palas Athena.

McNamara, A. (2018). Imagining the future of statistical education software. In: 10th International Conference on Teaching Statistics (pp. 1-3). Kyoto.

McNamara, A. (2019). Key Attributes of a Modern Statistical Computing Tool. The American Statistician, 73(4), 375-384.

Prensky, M. R. (2010). Teaching Digital Natives: Partnering for Real Learning. Thousand Oaks, CA: Corwin Press.

Samá, S. (2012). Carta de navegação: Abordagem multimétodos na construção de um instrumento para compreender o operar da modalidade a distância. 169f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências). Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS.

Silva, B., & Samá, S. (2024). Explorando a Aceitação e Uso de Tecnologias Digitais por Professores de Estatística no Ensino Superior Brasileiro (Manuscrito não publicado).

Simões Junior, R., Silva, B., & Samá, S. (2024). Letramento Estatístico: O que não dizem os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Formação Inicial De professores de Matemática. Revista Paidei@, 16(30), 161-178.

Venkatesh, V., Thong, J. Y. L., & Xu, X. (2012). Consumer Acceptance and Use of Information Technology: Extending the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. MIS Quarterly, 36(1), 157-178.

Wasserman, L. (2004). All of Statistics: A Concise Course in Statistical Inference. New York, NY: Springer.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Silva, B., Simões Junior, R., & Samá, S. (2024). Letramento Estatístico e Letramento Digital: Integrando Tecnologias Digitais no Ensino de Estatística. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-10. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/388