Educação Estatística e Atividade Pedagógica: enlaces teóricos entre objetivos e motivos na perspectiva Histórico-Cultural

Autores

Palavras-chave:

Objetivos e Motivos, Ensino e Estudo de Estatística, Sentido e Significado

Resumo

Com base na Teoria Histórico-Cultural, o artigo tem por objetivo analisar possíveis confluências entre objetivos de pesquisa e os motivos geradores de sentido à Educação Estatística desenvolvida por meio da Atividade Pedagógica na Educação Básica. Por meio de um estudo teórico que articula a literatura com referencial no contexto escolar, é destaca a Atividade do professor - em situações que permeiam a humanização, movimento lógico-histórico e desenvolvimento do pensamento teórico - e a Atividade dos estudantes, na apropriação de conceitos e modos de pensamentos estatísticos generalizantes. Os resultados demonstram uma convergência parcial dos objetivos em motivos, pois percebe-se uma constate articulação e atribuição de sentido à Atividade Pedagógica, mas sinaliza uma fragilidade quanto ao significado concernente à Educação Estatística.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Silvestre, B. S. ., & Estevam, E. J. G. . (2024). Educação Estatística e Atividade Pedagógica: enlaces teóricos entre objetivos e motivos na perspectiva Histórico-Cultural. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/389