Professor-pesquisador: análise de pesquisas do GT07 em Educação Matemática

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa da Própria Prática, Formação do Professor Pesquisador, Investigação Participativa

Resumo

O artigo aborda a formação de professores pesquisadores, cuja discussão faz parte do projeto Pesquisas da Própria Prática: contribuições para o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. O estudo qualitativo, tipo metassíntese, investiga pesquisas que foram orientadas por pesquisadores do GT7 da SBEM – Formação de Professores que ensinam matemática, analisando dimensões teóricas e práticas na condução de estudos sobre professor pesquisador. Utilizando o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes 16 estudos foram analisados. As conclusões destacam a importância de uma postura investigativa contínua e a integração entre pesquisa e prática docente. Observa-se a necessidade de fomentar pesquisas colaborativas nas escolas de educação básica e investigar a formação do professor pesquisador na formação inicial.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

Ribeiro, R. M., & Traldi Junior, A. (2024). Professor-pesquisador: análise de pesquisas do GT07 em Educação Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/391