A Matemática é como um Leão e Eu fico intimidada diante dela

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Autoconceito, Autoexclusão

Resumo

O engajamento, as intenções, os motivos, as prioridades que auxiliam a construção do aprender, conectam-se com as influências de fatores sociopolíticos, dizem respeito às expectativas, possibilidades, sonhos, medos e esperanças. Qual a relevância que tem para o aluno os conteúdos ou tarefas escolares? O objetivo com o artigo é discutir alguns contextos de aprendizagem, que tendem a aproximar ou afastar os estudantes do contato com o conhecimento, as possíveis influências advindas do autoconceito, que tendem a promover a aprendizagem ou a autoexclusão do contexto matemático. É um recorte de uma pesquisa qualitativa de doutorado, com dados obtido por meio de uma entrevista semiestruturada e, nas considerações finais, há indícios de autoexclusão em função do autoconceito relacionado aos estudos em matemática.

Referências

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Roncato, C. R. (2024). A Matemática é como um Leão e Eu fico intimidada diante dela. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-7. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/394