A Matemática é como um Leão e Eu fico intimidada diante dela
Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Autoconceito, AutoexclusãoResumo
O engajamento, as intenções, os motivos, as prioridades que auxiliam a construção do aprender, conectam-se com as influências de fatores sociopolíticos, dizem respeito às expectativas, possibilidades, sonhos, medos e esperanças. Qual a relevância que tem para o aluno os conteúdos ou tarefas escolares? O objetivo com o artigo é discutir alguns contextos de aprendizagem, que tendem a aproximar ou afastar os estudantes do contato com o conhecimento, as possíveis influências advindas do autoconceito, que tendem a promover a aprendizagem ou a autoexclusão do contexto matemático. É um recorte de uma pesquisa qualitativa de doutorado, com dados obtido por meio de uma entrevista semiestruturada e, nas considerações finais, há indícios de autoexclusão em função do autoconceito relacionado aos estudos em matemática.
Referências
Alrø, H.; Skovsmose, O. (2010). Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Carneiro, G. R. da S.; Martinelli, S. de C.; Sisto, F. F. (2003). Autoconceito e dificuldades de aprendizagem na escrita. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, 2003, v. 16, n. 3, p. 427-434. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300002.
Kollosch, D. (2017). Auto-exclusion in Mathematics Education. Revista Paranaense de Educação Matemática – RPEM, Campo Mourão, Pr., v.6, n.12, p.38-63, jul.-dez. 2017.
Magalhães, T. C. et al. (2021). Educação Inclusiva: autoconceito profissional de professores. Research, Society and Development, v.10, n. 11.
Roncato, C. R. (2021). Significado em Educação Matemática e Estudantes com Deficiência: possibilidades de encontros de conceitos. Orientador: Ole Skovsmose, 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2021.
Sisto, F. F.; Martinelli, S. de C. (2004). Estudo preliminar para a construção da Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ). Interação em Psicologia, Curitiba, PR, v. 8, n. 2, p. 181-190, 2004.
Skovsmose, O. (2008). Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008. (Coleção Perspectivas em educação Matemática).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.