Contextualização em Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos – análises e propostas

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas para Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Currículo, Rio De Janeiro

Resumo

O presente artigo apresenta recorte de pesquisa qualitativa do tipo exploratória envolvendo a análise de literatura sobre o tema contextualização nas atividades curriculares na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Iniciamos apresentando noções conceituais de contextualização, destacando suas contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem de matemática na EJA para, em seguida, destacarmos a importância de propostas moldadas em perspectivas de contextualização nesta modalidade. Exemplificamos um curso de formação de professores de matemática aplicado a docentes do Estado do Rio de Janeiro que teve a contextualização de atividades na EJA como um de seus motes, e que gerou impactos positivos em avaliações realizada em larga escala.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 16 — Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Como Citar

Pena, L. P. M. . (2024). Contextualização em Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos – análises e propostas. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-8. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/396