Explorando a competência de modelagem matemática em álgebra linear
Palavras-chave:
Modelización matemática, Competencia de modelización, Estudiantes universitarios, Álgebra LinealResumo
Esta pesquisa exploratória visa identificar o desenvolvimento de subcompetências dentro da competência de modelagem matemática entre alunos em um curso de Álgebra Linear, especificamente quando eles abordam uma tarefa de modelagem relacionada à construção de casas sustentáveis envolvendo conteúdo de matriz. Uma rubrica foi usada para avaliar o nível de desenvolvimento dessas subcompetências, inferido a partir de dados coletados dos participantes. Os resultados sugerem que a maioria dos alunos mostra progresso em quatro subcompetências principais da modelagem matemática (simplificação, matematização, trabalho matemático e interpretação). Além disso, eles indicam a necessidade de continuar implementando tais tarefas para promover o desenvolvimento abrangente da competência de modelagem.Referências
Alpers, B. (2017). The mathematical modelling competencies required for solving engineering statics assignments. In: G. A. Stillman, W. Blum & G. Kaiser (Org.), Mathematical Modelling and Applications. Crossing and Researching Boundaries in Mathematics Education (pp. 189–199). Springer.
Álvarez-Macea, F. & Costa, V. (2019). Enseñanza del Algebra Lineal en carreras de ingeniería: un análisis del proceso de la modelización matemática en el marco de la Teoría Antropológica de lo Didáctico. Eco Matemático, 10(2), 65-78.
Aravena, M., Díaz, D., Rodríguez, F. & Cárcamo, N. (2022). Estudio de caso y modelado matemático en la formación de ingenieros. Caracterización de habilidades STEM. Ingeniare. Revista chilena de ingeniería, 30(1), 37-56.
Beltrão, M. E. P. & Igliori, S. B. C. (2012). O uso da modelagem e aplicações da matemática no ensino de cálculo em um curso superior de tecnologia. V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 18.
Beltrón, J., Hernández, L. & Carrasco, T. (2019). Competencia modelación matemática: concepciones y situación diagnóstica en carreras de Ingeniería. Revista Cubana de Educación Superior, 38(2).
Bianchini, B. L., de Lima, G. L. & Gomes, E. (2019). Linear algebra in engineering: an analysis of Latin American studies. ZDM, 51(7), 1097-1110.
Borssoi, A. H., Silva, K. A. P. & Ferruzzi, E. C. (2021). Modelagem Matemática e Educação STEM no Ensino Superior. In: M. Rosa & V. Franco Neto (Org.), Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 2090-2103). SBEM
Blum, W. & Kaiser, G. (1997) Vergleichende empirische Untersuchungen zu mathematischen Anwendungsfa¨ higkeiten von englischen und deutschen Lernenden. Unpublished.
Blum W. & Leiss D. (2007). How do students and teachers deal with modelling problems?. In: C. Haines, P. Galbraith, W. Blum & S. Khan (Org.), Mathematical modelling (ICTMA12): Education, Engineering and Economics (pp. 222-231). Chichester, UK: Horwood Publishing.
Brito-Vallina, M., Alemán-Romero, I., Fraga-Guerra, E., Para-García, J. & Arias-de Tapia, R. (2011). Papel de la modelación matemática en la formación de los ingenieros. Ingeniería mecánica, 14(2), 129-139.
Cevikbas, M., Kaiser, G. & Schukajlow, S. (2022). A systematic literature review of the current discussion on mathematical modelling competencies: State-of-the-art developments in conceptualizing, measuring, and fostering. Educational Studies in Mathematics, 109(2), 205-236.
Cobb, P. & Gravemeijer, K. (2008). Experimenting to support and understand learning processes. In: A.E. Kelly, R.A. Lesh, & J.Y. Baek (Org.). Handbook of design research methods in education: Innovations in science, technology, engineering, and mathematics learning and teaching (pp. 68-95). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Durandt, R. & Lautenbach, G. (2020). Strategic support to students' competency development in the mathematical modelling process: A qualitative study. Perspectives in Education, 38(1), 211-223.
Galbraith, P. (2007). Authenticity and goals – Overview. In: W. Blum, P. L. Gal-braith, H.-W. Henn & M. Niss (Org.), Modelling and applications in mathematics education: The 14th ICMI study (pp. 181–184). New York: Springer.
Gravemeijer, K. & van Eerde, D. (2009). Design research as a means for building a knowledge base for teachers and teaching in mathematics education. The Elementary School Journal, 109(5), 510-524.
Hankeln, C., Adamek, C. & Greefrath G. (2019). Assessing sub-competencies of mathematical modelling. Development of a new test instrument. In: G. A. Stillman & J. P. Brown (Org.), Lines of inquiry in mathematical modelling research in education (pp. 143–160). Cham, Switzerland: Springer.
Kaiser, G. (2007). Modelling and modelling competencies in school. In: C. Haines, P. Galbraith, W. Blum & S. Khan (Org.), Mathematical Modelling (ICTMA 12): Education, Engineering and Economics (pp. 110–119). Horwood.
Larson, R. (2013). Fundamentos de Álgebra Lineal. Ciudad de México, México: Cengage Learning.
Maaß, K. (2006). What are modelling competencies? ZDM, 38(2), 113-142.
Niss, M. & Blum, W. (2020). The learning and teaching of mathematical modelling. Routledge.
Niss, M., Blum, W. & Galbraith, P. (2007). Introduction. In: W. Blum, P. L. Galbraith, H. Henn & M. Niss (Org.), Modelling and applications in mathematics education. The 14th ICMI study (pp.3–32). New York: Springer.
Niss, M. & Højgaard, T. (2011). Competencies and mathematical learning—Ideas and inspiration for the development of mathematics teaching and learning in Denmark. Roskilde University Press. English translation of Danish original (2002).
Plomp, T. (2013). Educational design research: An introduction. In: T. Plom & N. Nieveen (Eds.), Educational design research – Part A: An introduction (pp. 10-51). Enschede, The Netherlands: SLO.
Ramírez-Montes, G., Carreira, S. & Henriques, A. (2021a). Mathematical modelling routes supported by technology in the learning of linear algebra: A study with Costa Rican undergraduate students. Quadrante, 30(1), 219-241.
Ramírez-Montes, G., Henriques, A. & Carreira, S. (2021b). Undergraduate students’ learning of linear algebra through mathematical modelling routes. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 21(2), 357-377.
Schukajlow, S., Kolter, J. & Blum, W. (2015). Scaffolding mathematical modelling with a solution plan. ZDM, 47, 1241-1254.
Unesco (2020). Educación para el Desarrollo Sostenible. Hoja de ruta. París: UNESCO.
Wang, T., Xie, Z. & Liu, J. (2023). Assessment of the Competency of Grade Four Students in Mathematical Modelling: An Example from One City in China. In: G. Greefrath, S Carreira & G: Stillman (Org.), Advancing and Consolidating Mathematical Modelling: Research from ICME-14 (pp. 125-139). Cham: Springer International Publishing.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.