O Esquema Integral Definido: algumas dificuldades no seu desenvolvimento e sua possível tematização
Palavras-chave:
Esquema de integral, Teoría APOE, Dificultades, TematizaciónResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento do Esquema Integral sob a ótica da teoria APOE, focando na análise de erros para inferir possíveis dificuldades no seu desenvolvimento e na sua possível tematização. Os participantes deste estudo foram 36 estudantes universitários com formação prévia em Cálculo Integral. Todos os alunos responderam a um questionário composto por 6 tarefas e dois deles foram entrevistados. Os resultados, por um lado, mostram a existência de dificuldades associadas ao encapsulamento e desencapsulamento da integral definida dos Objetos e do Segundo Teorema Fundamental do Cálculo e, por outro lado, que a tematização do Esquema ocorre pela extensão ou generalização da noção de integral definida a integrais impróprias.
Referências
Aldanda, E. (2011). Comprensión del concepto de integral definida en el marco de la Teoría APOE [Tesis doctoral]. Universidad de Salamanca, España.
Arnon, I., Cottrill, J., Dubinsky, E., Oktaç, A., Roa Fuentes, S., Trigueros, M., & Weller, K. (2014). APOS theory: A framework for research and curriculum development in mathematics education. Springer-Verlag.
Berry, J., & Nyman, M. (2003). Promoting students' graphical understanding of the calculus.
The Journal of Mathematical Behavior, 22(4), 479-495.
Bajracharya, R., & Thompson, J. (2014). Student understanding of the fundamental theorem of calculus at the mathematics–physics interface. In T. Fukawa-Connelly, G. Karakok, K. Keene, & M. Zandieh (Eds.), Proceedings of the 17th special interest group of the Mathematical Association of America on research in undergraduate mathematics education. Denver, CO.
Boyce, W., & DiPrima, R. (2012). Equaciones diferenciales y problemas con valores en la frontera. Editorial Limusa.
Brown, J. W., & Churchill, R. V. (2009). Complex variables and applications. McGraw-Hill. Bressoud, D. M., Carlson, M. P., Mesa, V., & Rasmussen, C. (2013). The calculus student:
Insights from the Mathematical Association of America national study. International
Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 44(5), 685-698.
Carlson, M., Jacobs, S., Coe, E., Larsen, S., & Hsu, E. (2002). Applying covariational reasoning while modeling dynamic events: A framework and a study. Journal for Research in Mathematics Education, 33(5), 352-378.
Centeno, J. (1988). Números decimales: ¿por qué? ¿para qué?. Editorial Síntesis.
Czarnocha, B., Dubinsky, E., Loch, S., Prabhu, V., & Vidakovic, D. (2001). The concept of definite integral: Coordination of two schema. In M. van den Heuvel-Panhuizen (Ed.), Proceedings of the 25th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 2, pp. 297-304). Freudenthal Institute.
Godino, J., Batanero, C., & Font, V. (2003). Fundamentos de la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas para maestros. Universidad de Granada.
Grundmeier, T. A., Hansen, J., & Sousa, E. (2006). An exploration of definition and procedural fluency in integral calculus. Problems, Resources, and Issues in Mathematics Undergraduate Studies, 16(2), 178-191.
Haddad, Y. M. (2013). Mechanical behaviour of engineering materials. Springer Science & Business Media.
Homa, A. (2021, novembro). L Avaliação Diagnóstica Auxiliada por Computador: Identificação das dificuldades dos alunos dos cursos de engenharia na resolução de problemas com Derivadas ivro Didático do Ensino Superior e Função Afim: um estudo de tarefas que envolvem aspectos gráficos e/ou situações-problema. Anais do VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp.733 -743), Uberlândia, MG.
Kouropatov, A., & Dreyfus, T. (2013). Constructing the integral concept on the basis of the idea of accumulation: Suggestion for a high school curriculum. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 44(5), 641-651.
Piaget, J., & García, R. (1983). Psychogenesis and the history of science. Columbia University Press.
Salinas, P., & Trigueros, M. (2020). El Esquema del Cálculo Diferencial e Integral para ser enseñado en simultáneo. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, 15(2), 12-26.
Sánchez-Matamoros, G., García, M., & Llinares, S. (2006). El desarrollo del esquema de derivada. Enseñanza de las Ciencias, 24(1), 85-98.
Sealey, V. (2006). Student understanding of definite integrals, Riemann sums and area under a curve: What is necessary and sufficient? Proceedings PME-NA 28 (pp. 46-53). Universidad Pedagógica Nacional.
Selden, A., Selden, J., Hauk, S., & Mason, A. (2000). Why can't calculus students access their knowledge to solve non-routine problems? Issues in mathematics education, 8, 128-153.
Serway, R. A., & Jewett, J. W. (2008). Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics. Cengage Learning.
Socas, M. (1997). Dificultades, obstáculos y errores en el aprendizaje de las Matemáticas en la Educación Secundaria. En L. Rico et al. (Eds.), La Educación Matemática en la Enseñanza Secundaria (pp. 125-154). Horsori.
Steen, L. A. (1988). Calculus for a New Century: A Pump, Not a Filter. Papers Presented at a Colloquium [MAA Notes Number 8]. Mathematical Association of America.
Thompson, P. W., & Silverman, J. (2008). The concept of accumulation in calculus. In M. P. Carlson & C. Rasmussen (Eds.), Making the connection: Research and teaching in undergraduate mathematics (pp. 43-52). Mathematical Association of America.
Thompson, P. W. (1994). Images of rate and operational understanding of the fundamental theorem of calculus. Educational Studies in Mathematics, 26(2-3), 229-274.
Trigueros, M. (2005). La noción de esquema en la investigación matemática educativa a nivel superior. Educación Matemática, 17(1), 5-36.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.