Um olhar para as relações entre História da Matemática e Modelagem Matemática que foram identificadas em práticas pedagógicas
Palavras-chave:
Perspectivas da Modelagem Matemática, Objetivos da História da Matemática, Relações entre tendências metodológicasResumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar os objetivos da História da Matemática (HM) e as perspectivas da Modelagem Matemática (MM) que se mostram presentes no desenvolvimento de práticas pedagógicas que as articulam. Trata-se de uma pesquisa constituída em duas partes: na primeira, evidenciam-se relações teóricas, decorrentes dos objetivos da HM e das perspectivas da MM em oito trabalhos que, de algum modo, apresentam articulações entre elas em práticas pedagógicas; na segunda parte, analisam-se, de modo qualitativo interpretativo, duas práticas que possibilitaram apresentar como essas relações teóricas se mostraram no desenvolvimento delas. Os resultados apontam para predominâncias de relações nos seguintes enfoques: HM como ferramenta e MM na perspectiva educacional e HM como meta e MM na perspectiva sociocrítica.
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