Caderno de Itinerários Formativos em Educação do Campo: diálogos com a Educação Matemática

Autores

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Paraná, Escolas do Campo, Educação Matemática Crítica

Resumo

Este texto tem por objetivo trazer os resultados parciais de uma pesquisa que busca compreender os diálogos propostos nos itinerários formativos da Educação do Campo entre as práticas sociais/tradicionais e a Matemática, no âmbito do Paraná. Para tanto, uma pesquisa qualitativa e documental está sendo construída tendo como objeto de estudo o Caderno de Itinerário Formativo – Educação do Campo, do Estado do Paraná. A análise foi realizada por meio do Sistema teorEMa que é estruturado em três etapas, a saber, planejamento, exploração do material e tratamento de dados. Nessa primeira análise, foi possível observar possibilidades de trabalho com a Educação Matemática Critica, permeados, pela Etnomatemática, em duas unidades, sendo elas, Matemática e Robótica I e Instalações Agropecuárias.  

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Como Citar

Pereira, L. B. C., & Litoldo, B. F. . (2024). Caderno de Itinerários Formativos em Educação do Campo: diálogos com a Educação Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/403