Possibilidades para desenvolver a matemacia a partir da Geometria presente em livros didáticos de Matemática

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Palavras-chave:

Livro didático, Matemacia, Análise documental, Materiais curriculares

Resumo

Como a matemacia pode ser desenvolvida a partir da Geometria presente em livros didáticos de Matemática? Essa é a pergunta que orientou a pesquisa que se põe a compartilhar no presente texto, cuja base teórica advém do conceito de matemacia, evidenciado no âmbito da Educação Matemática Crítica. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, foram analisadas duas coleções do Ensino Médio e identificadas possibilidades para o desenvolvimento de um olhar crítico em relação ao conhecimento geométrico e suas aplicações. No entanto, a dimensão reflexiva sobre esse conhecimento não foi observada nos materiais curriculares perquiridos, fazendo com que o debate em torno da abordagem da Geometria em livros didáticos seja uma preocupação presente no campo da Educação Matemática, em particular, no que se refere ao currículo. 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 03 — Currículo e Educação Matemática

Como Citar

Guimarães, D. R., & Amaral, R. B. (2024). Possibilidades para desenvolver a matemacia a partir da Geometria presente em livros didáticos de Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-12. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/405