Planejamento de aulas inclusivas na formação inicial de professores de matemática: reflexões acerca das perspectivas médica e social da deficiência
Palavras-chave:
Modelo Médico e Social de Deficiência, Formação de Professores, Educação InclusivaResumo
Trata-se de uma pesquisa do tipo Intervenção Pedagógica, de natureza qualitativa, em que 15 licenciandos foram convidados a pensar em uma aula de matemática para uma turma em que uma das estudantes era uma pessoa com síndrome de Down, a partir de informações sob uma ótica médica e uma perspectiva mais social. A análise mostrou que as informações estritamente médicas foram desconsideradas em detrimento daquelas que traziam alguma indicação pedagógica, o que abriu possibilidades para pensarem no todo, priorizando a busca por aulas inclusivas e a interação entre os alunos. Ressaltamos a importância de convidar licenciandos a olharem para a deficiência sob uma ótica social, olhando para o aluno, suas potencialidades e especificidades no planejamento das aulas de matemática.
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