GrafEq na construção de prédios históricos e a aprendizagem de equações e inequações

Autores

Palavras-chave:

GrafEq., Registros de Representação Semiótica, Equações e Inequações

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de compreensão de equações e inequações baseando-se nos Registros de Representação Semiótica de Duval, em atividades no software GrafEq, com estudantes de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de cunho qualitativo, baseou-se nas produções e nos diálogos dos estudantes na construção de representações de prédios e monumentos históricos no software GrafEq. Verificou-se que a conversão do registro gráfico para o algébrico e do registro discursivo para o algébrico foi realizada com êxito pela maioria dos estudantes, evidenciando um processo de compreensão de equações e inequações. Concluiu-se que o software GrafEq foi fundamental nesse processo, ao possibilitar a visualização de representações gráficas e algébricas simultaneamente em uma mesma tela do computador.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 09 — Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

Como Citar

Miliszewski Mette , R., & Anversa Fioreze, L. (2024). GrafEq na construção de prédios históricos e a aprendizagem de equações e inequações. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/410