Quem Pode Habitar o Campo? Do Homem Produtor à Insurreição Feminina: análise do discurso nos livros didáticos de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Análise do Discurso, Gênero, Educação do Campo, Livros Didáticos

Resumo

Neste trabalho, analisamos os discursos sobre o campo nos livros didáticos de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD 2020. Utilizando a análise do discurso foucaultiana e estudos sobre currículo em educação matemática, construímos um enunciado que representa a relação gênero-campo: “quem pode habitar o campo: do homem produtor à insurreição feminina”. Os resultados mostram uma predominância de figuras masculinas, retratando o homem como produtivo, enquanto a mulher é apresentada como passiva ou invisível. Concluímos que os materiais analisados reforçam estereótipos de gênero, destacando a necessidade de uma representação mais inclusiva e igualitária nos livros didáticos quando representam os camponeses e temáticas relacionadas ao campo.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 03 — Currículo e Educação Matemática

Como Citar

Menezes, D. N. de, & Silva, M. A. da . (2024). Quem Pode Habitar o Campo? Do Homem Produtor à Insurreição Feminina: análise do discurso nos livros didáticos de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/411