Análise de livros didáticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco na promoção do letramento, raciocínio e pensamento estatístico
Palavras-chave:
Anos iniciais, Letramento estatístico, Livros didáticos, Pensamento estatístico, Raciocínio estatísticoResumo
Analisamos a abordagem da Estatística nos livros didáticos da coleção “Bem-me-quer mais”, utilizada pelas escolas de São João de Meriti (RJ), para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Articulamos essa análise às noções concernentes ao letramento, raciocínio e pensamento estatístico. A pesquisa tem natureza qualitativa, tipo exploratório e usa a análise documental. Evidenciamos que, embora os livros didáticos analisados apresentem uma abordagem metodológica sólida e recursos visuais atraentes, deve-se valorizar mais o ensino da estatística, especialmente com a produção de pesquisas, para a socialização de práticas de letramentos exitosas e a inclusão de referências atualizadas e contextualizadas. Isso pode ajudar a desenvolver o letramento, raciocínio e pensamento estatísticos de forma mais eficaz, tornando os alunos cidadãos críticos e reflexivos.
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