A multiplicação como a adição de parcelas iguais: o que mostram os livros didáticos

Autores

Palavras-chave:

Teoria dos Campos Conceituais, Campo Conceitual Multiplicativo, Livro Didático de Matemática, Multiplicação

Resumo

A pesquisa analisou a abordagem do conceito de multiplicação nos livros didáticos de matemática do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental adotados por escolas da RME de Curitiba, destacando a prevalência da introdução da multiplicação como adição de parcelas iguais. Os resultados mostraram que essa estratégia é comum nas coleções analisadas e persiste até o 3º ano. Os resultados sugerem que essa abordagem pode criar entraves para a aprendizagem do conceito de multiplicação devido a continuidade da prática de entender a multiplicação somente como adição de parcelas iguais não raramente reforçadas pelo uso do sinal de adição. Essa prática não estimula que os estudantes reconheçam a distinção entre os raciocínios aditivos e multiplicativos.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 09 — Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

Como Citar

da Silva, J. D. ., & Tonin Agranionih, N. (2024). A multiplicação como a adição de parcelas iguais: o que mostram os livros didáticos. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/418