A significação da atividade de aprendizagem do estudante adolescente

Autores

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade, Estudante Adolescente, Atividade de Aprendizagem, Atividade Orientadora de Ensino

Resumo

A comunicação apresenta parte de uma pesquisa em desenvolvimento expondo como são construídas significações na atividade de aprendizagem do adolescente à luz dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade. A investigação partiu do problema de pesquisa: Como o estudante adolescente constrói significados na direção do desenvolvimento do pensamento teórico? Em acordo com a Atividade Orientadora de Ensino, desenvolvemos situações desencadeadoras de aprendizagem para realização de um experimento didático com estudantes adolescentes. A análise dos processos de apropriação de conhecimento foi realizada por meio de isolados, episódios e cenas pelas interações dos estudantes revelando as significações dos conceitos. Como resultado da pesquisa apreendemos o desenvolvimento do pensamento teórico do estudante adolescente em atividade prática vinculada à atividade real.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Como Citar

Milani, C. B. B. ., & Moura, M. O. de . (2024). A significação da atividade de aprendizagem do estudante adolescente. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/422