Situações de generalização em Sequências Recursivas: aproximações e distanciamentos para a construção do conceito de Função Afim no Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Sequências recursivas lineares, Livro didático, Teoria dos Campos conceituais, Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Resumo

Adotando o referencial constituído pelas Teorias dos Campos Conceituais e dos Registros de Representação Semiótica, com a finalidade de correlacionar situações de generalização de padrão em sequências recursivas lineares de primeira ordem com função afim, foram analisados integralmente todos os capítulos de duas coleções de Matemática. A partir das categorias: sequência recursiva numérica ou geométrica, homogênea ou não homogênea, foram analisados 23 itens. A abordagem das situações de generalização em sequências recursivas lineares sinaliza potencial para a compreensão da relação entre as variáveis dependente e independente da função afim. Também aponta que há lacunas quanto à abordagem de sequências recursivas lineares geométricas do tipo decrescentes e na construção da generalização dessas sequências nos anos iniciais do ensino fundamental.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 14 — Didática da Matemática

Como Citar

Mendes, A. S. da S., & Teles, R. A. de M. (2024). Situações de generalização em Sequências Recursivas: aproximações e distanciamentos para a construção do conceito de Função Afim no Ensino Fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/429