Estabelecendo conexões entre Modelagem Matemática e Neurociências

Autores

Palavras-chave:

Interações, Emoções, Autonomia, Aprendizagem, Motivação

Resumo

Durante investigações do processo de aprendizagem dos estudantes por meio da Modelagem Matemática é comum evidenciar habilidades que são construídas e permeiam este processo, como a autonomia. Mas como essas habilidades podem contribuir para a aprendizagem? Assim recorremos às Neurociências para compreender como o cérebro armazena as aprendizagens e, neste trabalho, buscamos evidenciar conexões entre características da Modelagem Matemática e apontamentos das Neurociências para facilitar e potencializar a aprendizagem. Para tanto, apresentamos um estudo descritivo e correlacional que analisou atividades de Modelagem descritas em duas dissertações. Um dos resultados interpretados foi de que as interações entre professor e estudante parecem estimular tanto as outras contribuições da Modelagem Matemática para a aprendizagem quanto dos apontamentos das Neurociências.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 10 — Modelagem Matemática

Como Citar

Oliveira Júnior, F. G. de, & Rosa, C. C. da. (2024). Estabelecendo conexões entre Modelagem Matemática e Neurociências. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/431