Utilizando Erros para Promover a Reflexão Crítica e o Diálogo em Aulas de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Reflexão Crítica, Erro, Paulo Freire, Educação Matemática, Formação de Professores

Resumo

Investiga-se “como o erro no processo de ensino e aprendizagem de matemática pode favorecer o estabelecimento de um diálogo entre os atores da sala de aula?” Utiliza-se uma abordagem qualitativa, baseada em narrativas reflexivas de licenciandos em Matemática, a pesquisa fundamenta-se em teorias freirianas sobre conscientização e diálogo. Para a produção de dados foram desenvolvidas atividades que incluíram a identificação e correção de equações de primeiro grau por meio de exemplos e contraexemplos, ditados matemáticos e análise de vídeos com erros intencionais. Os resultados indicam que essas atividades podem promover a reflexão crítica, colaboração e desenvolvimento metacognitivo, contribuindo para uma formação em que, como futuros professores, possam ser capazes de criar um ambiente educativo inclusivo e emancipatório em suas práticas.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Como Citar

Lima, L. F. de ., & Cunha, M. F. da . (2024). Utilizando Erros para Promover a Reflexão Crítica e o Diálogo em Aulas de Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/434