Formação de Professores que ensinarão Matemática: reflexões sobre conceitos relacionados a medidas
Palavras-chave:
Conhecimento Matemático, Formação inicial, Espaço formativoResumo
Este artigo aborda uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade federal do Rio Grande do Sul e tem como objetivo refletir sobre a aprendizagem de futuros professores acerca de conceitos relacionados a medidas em um espaço formativo. A partir das premissas da Teoria Histórico-Cultural, foi organizado um espaço formativo com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, voltado ao conhecimento de medidas. Pela resolução de uma situação, percebe-se a aproximação com o conhecimento empírico e teórico, uma vez que superam a comparação das medidas. Conclui-se que oportunizar a aproximação com o conhecimento teórico na formação inicial pode favorecer a generalização do pensamento e promover o desenvolvimento do futuro professor.
Referências
Borowsky, H. G.; LOPES, A. R. L. Movimentos formativos no clube de matemática: o projeto orientador de atividade. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais. Uberlândia, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viiisipemvs2021/381343-movimentos-formativos-no-clube-de-matematica--o-projeto-orientador-de-atividade. Acesso em: 05/09/2024
Davidov, V. (1982). Tipos de generalización en la enseñanza. Havana: Pueblo y Educación,
Freitas, R. A. M. M. (2016). Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para a organização do ensino. Educativa, Goiânia, v.19, p.338-418.
Hogben, L. (1952). O homem e a ciência: o desenvolvimento científico em função das exigências sociais. Porto Alegre: Globo.
KOPNIN, P. V. (1978). A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.
LEONTIEV, A. N. (2021). Atividade, Consciência, Personalidade. Tradução Priscila Marques. Bauru, SP: Mireveja.
Moura, M. O. et al (2016). A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In:MOURA, M. O. (org.) A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Campinas, SP: Autores Associados, p. 93-126.
Pimenta, S. G. (1997). Formação de professores- saberes da docência e identidade do professor. Nuances, vol.III, p. 5 – 14.
Vigotski, L. S. (1982). Obras escogidas. Tradução: José Maria Bravo. Moscou: Editorial Pedagógica, Tomo II.
Vigotski, L. S. (2018). Sete aulas de L. S. VIGOTSKI sobre os fundamentos da pedologia. Organização (e tradução) Zoia Prestes, Elisabeth Tunes: tradução Cláudia da Costa Guimarães Santana. Rio de Janeiro: E-Papers.
Virgens, W. P. das. Sentidos sobre problemas na formação inicial de professores de matemática. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (VII SIPEM). Foz do Iguaçu, Paraná, p.1 – 12, ISBN: 978-8598092-49-2.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.