Possíveis mobilizações de significados, demandas e linguagens probabilísticas em perspectiva inclusiva por meio de uma sequência de jogos

Autores

Palavras-chave:

Probabilidade, Ensino Fundamental, Pensamento Probabilístico, Jogos, Educação Estatística

Resumo

O estudo da probabilidade é indicado da Educação Infantil ao Ensino Médio, dessa forma ele precisa ser oferecido para todos os estudantes, inclusive para os estudantes atípicos. Este trabalho analisa as possíveis contribuições de uma sequência de jogos desenvolvida em perspectiva inclusiva na formação de significados, demandas e linguagem de probabilidade para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. As análises indicaram que os jogos favorecem a exploração das demandas cognitivas de probabilidade, são recursos para estimular os participantes a definirem e discutirem eventos aleatórios, construírem espaço amostral, quantificarem e compararem probabilidades nas jogadas. A linguagem probabilística, bem como os significados de probabilidade também podem ser explorados. O caráter inclusivo dos jogos se apresenta por meio da representação dos números, expressões e pontuações do alfabeto manual e de sinais em Libras.

Referências

Batanero, C. (2005). Significados de la probabilidad en la educación secundaria. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (RELIME), 8(3), 247–263.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.

Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF.

Bryant, P., & Nunes, T. (2012). Children’s understanding of probability: A literature review. Nuffield Foundation.

Correia, G. S., & Cazorla, I. M. (2021). Diálogos entre o ensino de probabilidade e estatística e a educação inclusiva nas pesquisas brasileiras. Revista Perspectivas da Educação Matemática, 14(35), 1–20.

Grando, R. C. (2000). O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula (Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas).

Gal, I. (2005). Towards "probability literacy" for all citizens: Building blocks and instructional dilemmas. Em G. Jones (Ed.), Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning (pp. 39–63). Springer.

Kranz, C. R. (2015). O desenho universal pedagógico na educação matemática inclusiva. Livraria da Física.

Lopez-Mojica, J. M. (2018). Comprensión de la probabilidad de jóvenes con discapacidad intelectual. Revista Científica, 1(33), 306–315.

Monteiro, M. (2016). Alunos matematicamente habilidosos: Uma proposta de atividade para a sala de recursos multifuncionais para altas habilidades/superdotação (Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Centro-Oeste).

Ortiz, C. V., & Alsina, A. (2017). Lenguaje probabilístico: Un camino para el desarrollo de la alfabetización probabilística: Un estudio de caso en el aula de educación primaria. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(57), 454–478.

Silva, A. V. G. (2023). O jogo dominó da probabilidade como recurso metodológico para o fomento do letramento probabilístico em alunos dos anos finais do ensino fundamental (Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Pernambuco).

Silva, T. L. (2022). O jogo Probabilicard como instrumento de ensino e avaliação da aprendizagem de probabilidade para alunos surdos (Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Pernambuco).

Santos, J. A. F. L., Braz, F. M. T., & Borba, R. E. S. R. (2020). Materiais usados em uma perspectiva inclusiva no ensino de combinatória e de probabilidade. Revista Educação Inclusiva, 4(1), 39–58.

Santos, J. L., & Borba, R. E. S. R. (2019). Um cenário de aprendizagem de probabilidade: Uma possibilidade para alunos com deficiência visual. Em Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Rio de Janeiro, RJ.

Vásquez, C. O., & Alsina, A. (2019). Ideas about chance and probability in children from 4 to 6 years old. Acta Scientiae, 1(21), 131–154.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Silva, H. A. ., Pascoal, R. de C. S. ., & Santos, J. A. F. L. . (2024). Possíveis mobilizações de significados, demandas e linguagens probabilísticas em perspectiva inclusiva por meio de uma sequência de jogos. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/443