Formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: atribuindo novos sentidos às operações fundamentais

Autores

Palavras-chave:

Formação contínua., Ensino remoto, Operações fundamentais, Teoria Histórico-Cultural, Matemática

Resumo

Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Objetivou-se investigar, analisar e compreender o movimento formativo de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, ao estabelecerem novas significações das quatro operações fundamentais. A produção de material empírico para análise decorreu das reflexões de professoras que participaram de um curso de extensão de modo remoto. Organizou-se esse material em dois isolados: necessidades formativas e apropriação de novas significações. O espaço de aprendizagem constituído de modo remoto viabilizou que professores de diversas regiões do país pudessem entrar em atividade e terem a oportunidade de apropriar-se de novas significações para aspectos teórico-metodológicos para o ensino das operações fundamentais nos anos iniciais e de compartilhar suas diferentes experiências e vivências.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

Martins Pereira, M., Marco, F. F. de ., & Grace Kellen Maia Amorim, L. (2024). Formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: atribuindo novos sentidos às operações fundamentais. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/446