Refletindo sobre a matemática: As crenças de um grupo de professores dos Anos Iniciais em Mossoró/RN
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Matemática, CrençasResumo
Não é incomum notar que nem todos os profissionais da pedagogia têm afinidade com a matemática, muitas vezes expressando frustrações em relação a essa disciplina. Diante desse contexto, torna-se crucial explorar as percepções dos pedagogos sobre a matemática. O propósito do estudo que serviu de base para este artigo foi investigar as crenças dos professores dos Anos Iniciais, pertencentes a uma escola da rede pública de ensino da cidade de Mossoró/RN, sobre a matemática. Para isso, realizou-se uma pesquisa envolvendo 19 professores, que foram convidados a expressar suas crenças por meio de representações pictóricas, acompanhadas de explicações escritas. Os resultados revelaram que os professores tendem a visualizar a matemática como uma ferramenta essencial para solucionar problemas do dia a dia.
Referências
Bandura, A. (1996). Social cognitive theory of human development. In: T. Husen, & T. N. Postlethwaite (Eds.), International encyclopedia of education. (2nd ed., pp. 5513-5518). Oxford: Pergamon Press.
Baptista, G. C. S. (2009). Os desenhos como instrumento para investigação dos conhecimentos prévios no ensino de ciências: um estudo de caso. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC.
Barcelos, A. M. F. (2004). Ser professor de inglês: crenças, expectativas e dificuldades dos alunos de letras. In: ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. (Org.) Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. (pp. 11-29) Campinas, SP: Pontes Editores, Arte Língua.
Barcelos, A. M. F. (2006). Narrativas, crenças e experiência de aprender inglês. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 145-175.
Brown, C. & Borko, H. (1992). Becoming a mathematics teacher. In: D. Grouws (Ed.), Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. (pp. 209–239). New York: Macmillan.
Brum, W. P. (2013). Crise no ensino de matemática: amplificadores que potencializam o fracasso da aprendizagem. In: Anais do VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática (pp. 3-16). Canoas, RS.
Calderhead, J. (1996). Teachers: Beliefs and knowledge. In: D. C. Berliner & R. C. Calfee (Eds.). Handbook of educational psychology. (pp. 709–725). New York: Macmillan.
Carrillo, J; Climent, N; Contreras, L. C. & Muñoz-Catalán, M. C. (2013). Determining specialised knowledge for mathematics teaching. In: B. Ubuz, C. Haser & M. A. Mariotti (Eds.). Anais do VIII Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 8) (8. ed., pp. 2985-2994). Antalya, Turkey: Middle East Technical University, Ankara.
Carmo, J. D. S. & Simionato, A. M. (2012). Reversão de ansiedade à matemática: alguns dados da literatura. Psicologia em Estudo, 17(2), 317-327.
Chartier, R. (1990). A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL.
Curi, E. (2004). Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP.
Ernest, P. (1991). The philosophy of mathematics education. London: Routledge.
Fiorentini, D. (2008). A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face as Políticas Públicas no Brasil. Bolema. 21 ( 29), 43-70.
Fiorentini, D. (1994). A Educação Matemática enquanto Campo Profissional de Produção de Saber: a trajetória brasileira. Dynamis, 1(7), 7-17.
Fives, H., & Buehl, M. M. (2012). Spring cleaning for the “messy” construct of teachers’ beliefs: What are they? Which have been examined? What can they tell us? In K. R. Harris, S. Graham, T. Urdan, S. Graham, J. M. Royer, & M. Zeidner (Eds.), APA educational psychology handbook, Vol. 2. Individual differences and cultural and contextual factors (pp. 471–499). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/13274-019
Kloosterman, P. (1996). Students’ beliefs about knowing and learning mathematics: Implications for motivation. In: M. Carr (Ed.). Motivation in mathematics. (pp. 131–156). Cresskill, NJ: Hampton.
Leder, G. C. (1992). Mathematics and Beliefs: Implications for Teacher Education. Mathematics Teacher Education and Development, 1, 5-14.
Maasepp, B. & Bobis, J. (2015). Prospective Primary Teachers' Beliefs about Mathematics. Mathematics Teacher Education and Development, 16(2), 89-107.
McLeod, D. B. (1992). Research on affect in mathematics education: A reconceptualization. In: D. A. Grouws (Ed.), Handbook of research on mathematics teaching and learning: A project of the National Council of Teachers of Mathematics (pp. 575–596). London: Macmillan Publishing Co, Inc.
McLeod, J. (1994). Doing counselling research. Sage Publications, Inc.
Junior, J. G. M. & Wielewski, G. D. (2021). Potenciais oportunidades formativas com MTSK e pesquisas científicas sobre frações e operações. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 9(1), e21003. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11462.
Pajares, M. F. (1992). Teachers’ beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of educational research, 62(3), 307-332.
Ponte, J. P. (1992). Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. In: A. P. Carneiro (Ed.). Educação Matemática: Temas de Investigação. (pp. 185-239). Lisboa: IIE.
Philipp, R. A.; Ambrose, R.; Lamb, L. L. C.; Sowder, J. T.; Schappelle, B. P.; Sowder, L. & Thanheiser, E. (2007). Effects of early field experiences on the mathematical beliefs and content knowledge of prospective elementary school teachers: An experimental study. Journal for Research in Mathematics Education, 38(5), 438-476.
Richardson, V. (1996) The role of attitudes and beliefs in learning to teach. In: Sikula J, Buttery T, Guyton E (eds.). Handbook of research on teacher education. (2 ed., pp.102–106). New York: Macmillan.
Steiner, H.-G. (1987). A Systems Approach to Mathematics Education. Journal for Research in Mathematics Education, 18(1), 46–52. https://doi.org/10.2307/749536
Thompson, A. G. (1992). Teachers' beliefs and conceptions: A synthesis of the research. In: D. A. Grouws (Ed.). Handbook of research on mathematics teaching and learning: A project of the National Council of Teachers of Mathematics (pp. 127–146). Macmillan Publishing Co, Inc.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.