Práticas Pedagógicas na Educação Matemática: Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Ensino de Geometria Espacial
Palavras-chave:
Educação Matemática, Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais, Geometria Espacial, Aprendizagem Tecnológica AtivaResumo
Neste estudo, integramos Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Matemática, com ênfase em Geometria Espacial, conforme o modelo teórico da Aprendizagem Tecnológica Ativa (Leite, 2018). Sob cunho qualitativo, objetivamos investigar as potencialidades da Metodologia da Sala de Aula Invertida e o uso do software Poly no ensino de Matemática, com o professor, também, assumindo papel de pesquisador. Os resultados evidenciam que essa integração promoveu significativo engajamento e fortalecimento da confiança acadêmica entre os alunos, facilitando a busca de uma compreensão aprofundada de conceitos como, poliedros convexos, planificação e o Teorema de Euler. Em decorrência disto, ressaltamos o potencial transformador dessas abordagens para otimizar a experiência de aprendizagem, conferindo-lhe maior dinamismo e efetividade.
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