Práticas Pedagógicas na Educação Matemática: Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Ensino de Geometria Espacial

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais, Geometria Espacial, Aprendizagem Tecnológica Ativa

Resumo

Neste estudo, integramos Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Matemática, com ênfase em Geometria Espacial, conforme o modelo teórico da Aprendizagem Tecnológica Ativa (Leite, 2018). Sob cunho qualitativo, objetivamos investigar as potencialidades da Metodologia da Sala de Aula Invertida e o uso do software Poly no ensino de Matemática, com o professor, também, assumindo papel de pesquisador. Os resultados evidenciam que essa integração promoveu significativo engajamento e fortalecimento da confiança acadêmica entre os alunos, facilitando a busca de uma compreensão aprofundada de conceitos como, poliedros convexos, planificação e o Teorema de Euler. Em decorrência disto, ressaltamos o potencial transformador dessas abordagens para otimizar a experiência de aprendizagem, conferindo-lhe maior dinamismo e efetividade.

Biografia do Autor

  • Ma. Carla de Araújo, Universidade Estadual da Paraíba

    Bachelor's degree in Mathematics from the State University of Paraíba, UEPB, 2012. Master's degree in Mathematics Education from the Postgraduate Program in Science Teaching and Mathematics Education, PPGECEM, UEPB, 2015, with a focus on Information Technologies, Communication, and Scientific Culture. Currently pursuing a PhD in Teaching from the Northeast Network of Teaching (RENOEN) - UEPB Campus, focusing on Pedagogical Practices in Science and Mathematics Education. Previously served as a monitor in the Mathematics Teaching Laboratory, 2009. As an undergraduate research fellow (IC/CNPq), worked with the use of logical blocks in early grades and Logic studies, 2009/10. Member of the Political-Pedagogical Research Group on Reading and Writing in Mathematics Education (LEEMAT), linked to PPGECEM. In previous experiences, worked in the Mathematics Education and Integrated Technical courses at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Paraíba (IFPB), Campina Grande campus, teaching courses focused on Mathematics teacher training and Basic Mathematics in Integrated Technical courses with High School. Currently, a Mathematics teacher at Basic Education 3, in the Department of Education and Culture of the State of Paraíba and at the Municipal Department of Taperoá - PB, teaching classes in Secondary Education and High School.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Como Citar

Araújo, C. de ., Almeida, J. J. P. de ., & Moura, T. E. D. de . (2024). Práticas Pedagógicas na Educação Matemática: Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Ensino de Geometria Espacial. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/449