Dificuldades em Resolução de Problemas do Campo Aditivo por Docentes e Estudantes dos Anos Iniciais

Autores

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Campo Conceitual Aditivo, Resolução de Problemas, Roteiro de Polya

Resumo

Este estudo traz reflexões sobre episódios presentes na pesquisa realizada com docentes e estudantes cujo objetivo foi analisar as dificuldades relatadas por eles ao ensinarem e aprenderem a resolver problemas do campo aditivo. Por privilegiar um planejamento flexível, com intenção de investigar os fenômenos em seu contexto natural, a pesquisa foi desenvolvida na perspectiva qualitativa, de cunho interpretativo. Buscando compreender tal complexidade, pesquisamos publicações relacionadas ao tema e escolhemos a Teoria dos Campos Conceituais e o Roteiro de Resolução de Problemas de Polya para fundamentar nosso estudo. A análise das dificuldades e as reflexões oriundas da base teórico-metodológica estabelecida com Vergnaud e Polya, nos estimulou a elaborar um material que culminou na produção de um livro, em fase de finalização.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 01 — Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Como Citar

Mandarino, S. P. F. ., Vieira, E. R., & Abrahão, A. M. . C. . (2024). Dificuldades em Resolução de Problemas do Campo Aditivo por Docentes e Estudantes dos Anos Iniciais. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/451