Os aspectos da Matemática em Ação no Ensino Superior

Autores

Palavras-chave:

Matemática em ação, Ensino Superior, Cálculo Diferencial e Integral, Engenharia Civil, Ecologia

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre como diferentes aspectos relacionados à operacionalização da matemática na realidade podem emergir no Ensino Superior. As discussões propostas são respaldadas em aportes teóricos relacionados aos interesses da Educação Matemática Crítica, particularmente sobre o conceito denominado matemática em ação. O contexto da pesquisa envolveu aulas de Cálculo Diferencial e Integral e a participação de estudantes dos cursos de Engenharia Civil e de Ecologia, de duas instituições de Ensino Superior públicas, do Estado de São Paulo. Os resultados revelam a importância de mobilizar discussões sobre os modos de compreender a presença da matemática em situações variadas, analisando suas possíveis implicações na sociedade. 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 04 — Educação Matemática no Ensino Superior

Como Citar

Carneiro, D. V. de S. . (2024). Os aspectos da Matemática em Ação no Ensino Superior. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/452