Possibilidades entre a Educação Matemática e Inteligência Artificial Generativa (IAG) em sala de aula
Palavras-chave:
Educação Matemática, Inteligência Artificial Generativa, Insubordinação CriativaResumo
Objetivamos caracterizar os limites e potencialidades da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na prática pedagógica para a inserção nos processos educacionais contemporâneos. Propomos a metodologia “Insubordinação Criativa” no desenvolvimento das práticas pedagógicas que envolve os sujeitos e a suas narrativas. Concluímos que as ausências materiais e na formação de professores, além das problemáticas da IAG como a coleta e o uso de grandes quantidades de dados, dataficação, ética, falta de transparência, alucinações, regulamentação e as perspectivas apocalípticas e integradoras, geram um espaço de caos e incertidumbre. Porém, acreditamos que fortalecer a interação com o mundo, às diferentes autorias e a capacidade de des/re-construir os conhecimentos a partir de outras narrativas, é um fato que deve estar presente nos processos educativos.
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