Aprendizagem e modos de fazer em atividades de modelagem matemática: propondo uma articulação

Autores

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Aprendizagem, Perspectivas, Modos de fazer

Resumo

Neste artigo investiga-se: o que se pode dizer da aprendizagem em atividades de modelagem matemática? Usando entendimentos e traços característicos da aprendizagem nessas atividades e modos ver a modelagem na Educação Matemática, propõe-se uma estrutura que associa traços característicos da aprendizagem com finalidades, perspectivas e tipo de atividade, construindo n-uplas (n=4) para essa associação definidas como: (traço da aprendizagem, finalidade da modelagem, perspectiva de modelagem, tipo de atividade). Essa estruturação leva à conjectura de que a aprendizagem em modelagem não é independente dos modos de ver e de fazer modelagem. Objetivos do professor, interesse dos estudantes e suas intermediações com o contexto balizam a perspectiva e as finalidades dessas atividades e constituem as condições para inferir sobre a aprendizagem.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 10 — Modelagem Matemática

Como Citar

Almeida, L. M. W. de ., & Seki, J. T. P. . (2024). Aprendizagem e modos de fazer em atividades de modelagem matemática: propondo uma articulação. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/454